10 Tratamentos Caseiros para Eliminar de Vez Carrapatos de Cachorro

Seu cachorro está sofrendo com carrapatos e você não pode usar remédios para acabar com eles? Enquanto filhotes, não é recomendável utilizar produtos químicos para eliminar parasitas como pulgas ou carrapatos. Por isso, uma boa forma de livrar nosso quatro patas dos carrapatos é através do uso de tratamentos caseiros. Listamos os tratamentos caseiros mais eficazes que conhecemos, continue lendo este artigo e saiba quais são.

Carrapatos: o que são, como identificar e prevenir

Os carrapatos são parasitas que se alojam nos corpos de outros seres vivos para se alimentarem de sangue. Eles podem atacar uma grande variedade de anfitriões, como os cães, gatos, aves e humanos.

Normalmente, quando estes parasitas pulam para nosso cachorro para se estabelecer como “hóspedes”, são pequenos e vão crescendo à medida que se alimentam do sangue do animal. O ideal é identificá-los quando ainda são pequenos, já que é bem mais fácil eliminá-los com os remédios caseiros. Mas se só perceber quando já forem grandes, você mesmo deverá retirá-los com a ajuda de uma pinça.

Os carrapatos costumam atacar com maior frequência no início da primavera até o fim do verão. Podem ser encontrados em todos os cantos, desde áreas urbanas à parques e se proliferam rapidamente em um ambiente. Desta forma, temos que examinar muito bem a pele do nosso cachorro após cada passeio e mantê-lo corretamente desparasitado.

Caso seu animal aparente os seguintes sintomas, é bem provável que esteja com carrapatos:

  • Vermelhidão
  • Coceira intensa
  • Erupção
  • Inchaço na pele

Nos casos mais avançados ou com um maior número de carrapatos, o cachorro pode parecer muito fraco, ter febre, vômitos, dor na zona afetada ou, inclusive, paralisia. Por esta razão, é muito importante prestar muita atenção a esta praga e fazer todo o possível para eliminá-la o quanto antes.

Para fazer isso, conheça os seguintes remédios naturais que possuem propriedades para exterminar ou repelir estes incômodos insetos:

1. Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã é um dos melhores repelentes de pulgas e carrapatos que existem. Misture 2 xícaras de vinagre de maçã com 1 xícara de água morna e meia colher de bicarbonato de sódio. Encha em um frasco de spray e espirre um pouco apenas sobre a área afetada, no máximo duas borrifadas.

2. Bicarbonato de sódio

Para utilizar este repelente, a medida é meia colher de chá que tenha bicarbonato de sódio e sal misturados. Coloque esta mistura em 2 xícaras de água morna, quase fria em temperatura ambiente. Coloque em um spray borrifador e gentilmente borrife na área afetada. Nunca no rosto do animal ou perto dos olhos.

3. Óleo de eucalipto

Para preparar o óleo de eucalipto, utilize 20 folhas desta árvore e ferva-as em 1 litro de água. Deixe esfriar, coloque em um borrifador e borrife sofre a área do corpo afetada.

4. Cravo

Por ser anti-inflamatório e antibacteriano natural, o cravo-da-índia pode eliminar carrapatos facilmente. Esfregue óleo de cravo nas mãos e aplique sobre a parte do corpo do cachorro que esteja afetada pelos carrapatos.

5. Alho

O alho tem propriedades poderosíssimas na eliminação de carrapatos, mas não pode ser ingerido cru pelos animais. Portanto, sirva a refeição normal do animal recomendada pelo veterinário, e, apenas uma vez por semana, complemente-a com pó de alho, 1/8 colher de chá para 1 quilo de alimento.

6. Laranja

O suco de 2 laranjas pode ser utilizado para a eliminação completa dos carrapatos dos cachorros. Esprema as laranjas em um recipiente e aplique sobre o animal com a ajuda de algodão ou uma gaze.

7. Suco de limão

Como vimos, o ácido cítrico no limão (e na laranja) é muito eficiente para eliminar carrapatos. Esprema o suco de um limão em um recipiente e aplique-o gentilmente sobre a área afetada por carrapatos nos cachorros.

8. Pentes

É importante que o cachorro ou o gato estejam sempre penteados. Isso não é dito por mero charme, pois o ato de pentear ajuda a retirar carrapatos que estejam nos bichinhos. Devemos penteá-los diariamente com muito amor, preferencialmente pela manhã.

9. Camomila

Use a infusão de camomila (morna, não quente para não machucar o animal) e com a ajuda de um algodão ou de um pano limpo, passe-a sobre a áreas afetadas. A camomila além de suavizar os locais machucados, servirá também como repelente.

10. Óleo de amêndoas com vitamina E

Misture 20 ml de óleo de amêndoas com uma cápsula de vitamina E e passe na áreas afetadas ou picadas. É um remédio delicado e pode-se passar nas áreas das orelhas com o cuidado de não deixar o óleo escorrer para o canal auditivo do animal. Este remédio repele os carrapato e evita novas infestações.

Orientações gerais sobre carrapatos

É muito importante que seu animal (cachorro, gato ou outro) seja consultado por um médico veterinário frequentemente. Somente um especialista em saúde animal será capaz de recomendar os melhores métodos e tratamentos para eliminar os carrapatos do seu animal e ainda manter sua boa saúde. Nunca utilize nenhum dos métodos acima diretamente na face, olhos ou ouvidos do animal.

Recomendado para você

Sobre o autor: Enciclopets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *