Sarna Demodécica em Pugs

0

 

Sarna Demodécica

O que é essa Sarna?

Sarna demodecica ou sarna negra, é consideravelmente comum entre nossos amados cachorrinhos, normalmente é descoberta nos filhotes, entre mais ou menos aos 3 meses de idade, é uma doença passada pela genética dos cães, geralmente transmitida pela mãe, através da amamentação, é uma deficiência imunológica que desregula os linfócitos T, colocando em ação o ácaro Demodex canis.

A notícia boa é que, a sarna negra não é contagiosa, nem para outros animais, quanto para nós, humanos, quanto a isso sem preocupações.

Bom

Apesar de ser contraída hereditariamente, existem fatores que podem faze-la se desencadear, como por exemplo, mudanças extremas nos hábitos e alimentação, stress, cio, não habituação com novos ambientes, etc.

Tipos de Sarna Demodécica

Existem as formas localizadas e generalizadas;
A localizada afeta um local do corpo em especifico, já a generalizada pode afetar boa parte do corpo, como o próprio nome sugere

Sintomas e Tratamento

As partes mais afetadas são o pescoço e focinho, porém no caso generalizada a sarna pode se proliferar em várias regiões do corpo.

Nas regiões com a sarna, caem os pelos e a pele apresenta uma vermelhidão e pode vir até descamar, devemos cuidar, pois a região fica sensível, ideal para uma infecção bacteriana se instalar, germes que podem causar outras infecções e pus dificultando o tratamento, se a sarna não for tratada pode se tornar crônica e até causar a morte por seticemia (uma grave infecção no sangue).

O tratamento dessa sarna precisa mesmo ser feito por um profissional, isso exige uma série de exames e analises de qual será o melhor tratamento para a situação que seu pug se encontra, dessa vez nada de remédios caseiros! O que podemos fazer para colaborar com o tratamento é manter uma boa alimentação e higienização das áreas contaminadas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.