Resgate e Adoção de Cães – Saiba Como Funciona

Resgate e Adoção de Cães – Saiba Como Funciona

A depender do local de onde você mora, é bem provável que você veja uma quantidade considerável de cachorros na rua. Este é um cenário que se repete por todo o Brasil. Apenas as zonas mais nobres das cidades se veem livres de cachorros abandonados e isso não é uma coincidência, obviamente um esforço intencional é feito para tirar os animais dessas zonas. O problema é que nem sempre esses animais são resgatados ou adotados, as vezes eles simplesmente são transportados para uma zona diferente. Este triste cenário, de centenas e mais centenas de cães abandonados é algo que faz parte da cultura do Brasil. Felizmente há algumas coisas que podem ser feitas e que de fato estão sendo feitas para mudar este quadro, estamos falando do resgate e a adoção de cães. Neste artigo vamos falar um pouco sobre o que pode ser feito para acabar com o abandono geral de cachorros. Mas antes de mais nada…


Entendendo o problema



Não há como negar que há um número considerável de cachorros abandonados por ai, o que ainda não é claro para algumas pessoas é porque isso acontece. Bom, a verdade é que há uma série de motivos para este problema. Primeiro devemos notar que a comunidade de cães abandonados pode se sustentar sozinha, isto é a reprodução de cães nesta condição é o bastante para manter o número de cães abandonados alto. Segundo que os cães não param de ser abandonados, há pessoas por ai que compram filhotes que são bonitos mas mudam de aparência quando crescem e são abandonados. Sem falar dos casos não muito comuns de cães que se perdem dos donos, fogem e etc. Há anos existem esforços para acabar com o número de cães abandonados, esses esforços são o resgate e a adoção.


Resgate de cães



Há algumas ONGS por ai que dedicam a sua existência para tirar cães da rua. Essas ONGS colocam os cães resgatados para adoção, o problema é que o número de pessoas disposta a adotar cães é sempre inferior ao número de cães disponíveis para adoção. Como resultado, as ONGS funcionam como um abrigo quase que permanente para alguns cachorros. Se você quer ajudar este tipo de organização, você pode se oferecer para trabalho voluntário ou até mesmo fazer algumas doações. De fato, essas ONGS geralmente só conseguem manter a atividade por causa de doações.


Adoção de cães



A adoção de cães é outra iniciativa que ajuda a retirar os cães da rua. Você pode facilmente encontrar um cão para adoção se dirigindo para o abrigo de cachorros mais próximo. O mais interessante sobre os animais de abrigos é que normalmente eles já cuidam de coisas como vacina e tratamento de doenças, o que se torna em uma preocupação a menos para a pessoa que vai adotar. Se você pretende adotar um cachorro nunca vá na rua e simplesmente pegue um de lá. Você precisa entender que este tipo de animal pode ter doenças e coisas do tipo. Por isso, em relação a cachorros de rua, o que você precisa fazer é chamar as autoridades de saúde pública para tomarem os devidos cuidados. Para adotar um cachorro, vá até um abrigo e escolha um, simples assim, dessa forma você estará contribuindo para o trabalho do abrigo.


Como realizar um resgate de um cachorro de rua



A verdade é que não cabe a você ou a qualquer cidadão comum resgatar um cachorro de rua, como já mencionamos, o que você deve fazer é simplesmente entrar em contato com a autoridade de saúde pública responsável por cachorros abandonados e informar onde o animal se encontra. É claro que há a chance de ser um cão que se perdeu do dono, neste caso você pode tentar olhar se há alguma coleira de identificação, se não houver, o melhor a ser feito novamente é chamar as autoridades responsáveis.


Campanhas de adoção de cães



Se você realmente está preocupado com o futuro dos cachorros abandonados da sua região, algo que pode fazer um impacto gigantesco é elaborar uma campanha de adoção de cachorros. Para isso, entre em contato com o abrigo de cães mais próximo e faça uma parceria com os mesmos, cria uma campanha nas redes sociais e chame todos os seus amigos e familiares para ajudar. O segredo para o sucesso de uma campanha deste tipo está em estabelecer metas, por exemplo algo como “Ajude-nos a bater a meta de 100 cachorros adotados”, isso dará um norte para toda a campanha.


Conclusão


Agora você já sabe um pouco sobre resgate e adoção de cães. Infelizmente é uma realidade forte no Brasil e em diversos lugares do mundo, mas com a iniciativa de alguns, a mudança pode ser feita.


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE