Pug em Gestação

1

Gestação de um pug

A gestação de um (a) pug (até de outras raças caninas em geral) costumam ter em medias 57 a 62 dias de duração. Sim, normalmente achamos que é muito mais tempo, porém, nos deixamos muito levar pela ansiedade de logo ver os filhotinhos nascendo.

No tempo de gestação é importante investir em uma ração mais calórica e proteica você pode até encontrar rações especificas em agropecuárias, por conta de se tratar de uma cadelinha gestante que precisa de muita nutrição e energia. Você pode até aumentar a quantidade que está acostumado a fornecer para a pug, mas, também não se esqueça que a raça pug é muito propensa a desenvolver obesidade, que causa danos e dificuldades no dia-a-dia do pug, e no caso de uma pug gestante pode atrapalhar na hora do parto.

Se sua pug engravidou obesa é interessante que, você com auxílio de um profissional entre nesse desafio de dias contados para balancear o peso e alimentação da pug, é importante sim um profissional envolvido nisso, pois não temos muito conhecimento de que nutrientes, sais minerais a pug vai precisar, se fizermos isso por conta própria podemos deixar a pug anêmica e com desnutrição. Se sua pug já tem o peso adequado, ótimo! Só não se esqueça de manter as atividades físicas e diárias (principalmente nas últimas semanas, porém, nada exagerado, leves caminhadas) que contribuem muito na hora do parto.

Hora do Parto

Prepare um ninho para sua pug umas 2 semanas antes do seu parto, mostre para ela que é ali que ela vai ter seus filhotinhos, não parece, mais ela está muito ansiosa com a chegada dos babys. Converse com a pug, faça carinho até ela deitar e depois comece a fazer carinho em sua barriga, sempre incentivando ela a ter os filhotinhos ali.  Faça este “ninho” em forma de uma caminha, de forma que seja confortável, limpo, sem penugens, e que seja quentinho.

Bom

No dia do parto você vai perceber a inquietação na pug, ela vai ficar deitada ali por horas sentindo contrações, você pode continuar conversando e fazendo carinho, após o nascimento do primeiro filhote o trabalho de parto deve prosseguir por mais 2 horas se passar disso e você ver que ela está passando dificuldades procure um veterinário.

O filhote vai nascer em volta de uma bolsa e a pug limpa ele, se o filhote nascer fraco a pug pode rejeita-lo e dar atenção para os filhotes saudáveis e se nascer algum filhote morto, ou vir a morrer não estranhe, a mamãe pug vai come-lo afim de limpar seu ninho.

Planeje a gestação da Pug

É importante que você procure um veterinário e faça todos os exames necessários para saber se sua pug pode gerar uma ninhada sem nenhum tipo de complicação, também é interessante acompanhar a gestação com ultrassonografias para acompanhar o desenvolvimento dos filhotinhos. E não esqueça. Tire todas suas dúvidas, cada pug é um pug, e alguns precisam de mais cuidados específicos do que outros.

1 comentário
  1. joseph Diz

    complicado gravidez e cuidados com filhotes de pug e bull, sei lá, acordar de 2 em 2 horas pra colocar pra mamar arrebenta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.