Faça Sua Parte para a Proteção aos Animais

Faça Sua Parte para a Proteção aos Animais

Pode parecer absurdo para você, mas a verdade é que o abuso de animais ainda é uma realidade. Não só há casos de animais abandonados por ai como também há casos de donos descuidados que não oferecem tudo o que os animais precisam e, acredite se quiser, há casos de donos que voluntariamente agridem e maltratam os próprios animais de estimação bem como os animais que eles encontrar por acaso. Diante deste cenário assustador e vergonhoso, criamos este artigo para mostrar a você algumas coisas que podem ser feitas para melhorar a vida dos animais que nós tanto amamos.


Cuide do seu animal



Começamos pelo mínimo que você deve fazer, cuidar do animal que é da sua responsabilidade. Com cuidar do seu animal queremos dizer fornecer o mínimo necessário para a sobrevivência do mesmo, água, comida, local para viver. Além do essencial, você precisa fornecer um ambiente ideal para o seu bicho de estimação. Um ambiente ideal não remete apenas ao local onde o animal vive, mas também a um local para passeio, algo que é essencial para certos animais como cachorros e etc.


Ajude animais de ruas



Em primeiro lugar precisamos deixar claro que sabemos que existem pessoas por ai que não tem condições financeiras para ajudar um animal de rua, mas também devemos mencionar que ajudar um animal desse tipo nem sempre exige que dinheiro seja gasto. Por exemplo, se você vê um cachorro na rua, você pode ajudá-lo ao simplesmente chamar alguma ONG de protetores de animais, você também pode colocar um pouco de água em um balde para ele e etc. Você também pode tirar fotos do animal e postar na internet a procura de alguém que possa estar interessado na adoção do animal Se você tem condições, compre um pouco de ração e dê para o bicho, ou quem sabe adote o mesmo. Se pretende adotar, primeiro certifique-se que o cachorro não tem dono, algo que é bem difícil se for um cão de raça, segundo, leve um cão para um veterinário, explique a situação para o profissional e ele certamente irá dar as melhores recomendações e vacinas possíveis.


Lidando com animais selvagens



Apesar de ser algo difícil de acontecer, há a possibilidade de você encontrar algum animal selvagem no seu dia a dia. Esse é um caso completamente diferente do que encontrar um animal comum como um gato ou um cachorro. A primeira coisa que precisa ser constatada é se o animal que você encontrou oferece algum perigo imediato para as pessoas ou até mesmo outros animais. Se você constatou que esse perigo é real, que é o que acontece quando você encontra uma serpente ou uma onça, a primeira coisa que você precisa fazer é acionar as autoridades. Algumas cidade contam com unidade especiais para o controle de animais selvagens, se você não tiver certeza de como entrar em contato com tais unidades, ligue para os bombeiros ou para a policia, eles certamente irão dar as orientações necessárias. Mesmo que o animal selvagem encontrado não apresente ou seja um perigo imediato para terceiros, a melhor coisa que você pode fazer é acionar as autoridades.


Denuncie maus tratos



Não há outra forma de explicar uma situação tão delicada, além de lhe dizer que você deve denunciar. Assim como mencionamos que autoridades devem ser acionadas quando um animal selvagem é encontrado, o mesmo deve ser feito quando um animal qualquer está sendo maltratado. Se você não flagrou os maus-tratos, tente entender melhor a situação, a maneira de fazer isso é ir até o dono e pergunta o que está acontecendo com o animal, se reparar algo de suspeito nas histórias do dono, denuncie. Se por um acaso você de fato flagrou um animal sendo maltratado, acione as autoridades imediatamente. Encare um animal como uma vida de tanta importância quanto a vida de uma pessoa.


Conscientize a sua família



Uma das melhores coisas que você pode fazer em prol dos animais é ajudar na conscientização dos membros da sua família. Com conscientização estamos falando sobre passar a informação adiante, este artigo por exemplo é uma das coisas que você pode enviar para os membros da sua família lerem. Além disso você pode dar orientações aos donos de animais que não estão lá muito certos do que estão fazendo, por exemplo você pode orientar aquele seu amigo que viu um cachorro abandonado na rua para chamar as autoridades e assim por diante.


Conclusão


Seguindo essas simples orientações você estará ajudando a criar um mundo melhor para os animais, algo que inevitavelmente irá melhorar a vida das pessoas. Um ambiente com animais felizes dificilmente terá pessoas infelizes.



Envie seu comentário