Você sabe porque os cachorros tremem?

Você sabe porque os cachorros tremem?

O corpo de alguns cachorros, após atingirem uma certa idade, diminui a capacidade de manter a sua temperatura ideal. Ou seja, com o passar do tempo, os dogs podem acabar criando novos hábitos que estejam adaptados à essa necessidade corporal.


Ao não conseguir gerar a temperatura correta, o cachorro começa a agir de forma diferente. É normal, nesse caso, que o animalzinho queira o tempo todo subir na cama do dono para dormir, ou no sofá.


O que nos ocorre nessas situações, é que o cão pode estar se sentindo carente e precisando de colo. Mas não é o caso: o cachorro está passando por uma alteração no seu organismo, o que o faz procurar locais mais quentes para manter-se aquecido.


Apesar dos tremores atingirem corriqueiramente cães em idade madura, ou seja, cachorros idosos, filhotes também podem ter alguma dificuldade em manter a temperatura, sendo bastante aconselhável serem  mantidos aquecidos, seja através de roupas ou de outra maneira mais apropriada.


É importante ressaltar que os tremores e calafrios podem acompanhar o animal  mesmo durante o verão, tornando-se mais constantes durante os meses mais frios. O olhar apurado do dono pode perceber quando o cão se encontra carente, ou ansioso, e quando ele está realmente com frio.


Causas orgânicas dos tremores


A tendência do cachorro em procurar ambientes mais quentes ou estirar-se ao sol, mesmo durante os meses de verão, pode estar relacionada ao hipotireoidismo, ou seja, a baixa produção de hormônios pela tireoide.


Nesse caso, o metabolismo diminui a velocidade, obrigando a temperatura corporal a cair. O cão acometido por essa deficiência vai se tornar mais friorento do que o normal, passando o tempo todo a tremer. Novamente, o olhar atencioso do dono vai conseguir diferenciar os tremores de uma possível carência ou ansiedade.


Ao perceber que o cão mudou sua rotina, e não mais age como antes, o dono deve levá-lo ao veterinário que, através de exames, pode chegar a um diagnóstico rapidamente. Quanto mais rápido o especialista descobrir a condição física do animal, mais facilmente ele irá propor alterações na rotina do mascote.


Raças de cachorro que sentem mais frio


Nem sempre o fato do cachorrinho tremer o tempo todo tem a ver com problemas metabólicos ou alterações orgânicas.


Algumas raças podem ter essa tendência. Em especial as raças mais pequenas e com pouca pelagem, como Pinscher e Chiuhaua. Além disso, alguns cães normalmente muito nervosos podem tremer de forma insistente.




O melhor de tudo é sempre verificar como o cachorro se comporta. Apesar de normal em algumas raças, o tremor pode significar alguma alteração, e a maneira mais fácil de descobrir se o cachorrinho está saudável é observá-lo constantemente.


Por fim, mesmo saudável, um cão pode apresentar algumas formas de carência e ansiedade, e tremer apenas por querer estar próximo do dono. Nesses casos um bom afago pode ajudar.


Agora você já pode imaginar melhor qual a causa da “tremedeira” no seu cão. Fique sempre atento aos sinais que eles lhe dão! Algumas vezes estão passando realmente mal e não percebemos. Qualquer indício estranho, leve ao veterinário.

Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE