Óleo de coco para tratar a pele e combater as pulgas de cães e gatos

Usar óleo de coco pode custar muito menos do que os tratamentos de pulgas comerciais, e também pode ser menos propensos a causar problemas de saúde em seu animal de estimação. O óleo de coco é um ótimo produto natural e pode ser usado nas orelhas de cães e gatos para aliviar os sintomas das infecções fúngicas. Ao ser adicionado regularmente à dieta do animal, o óleo de coco proporciona benefícios para a saúde da pele, do sistema digestivo, sistema imunológico e para as funções metabólicas.

cachorro sorrindo para câmera

Óleo de coco para combater as pulgas

Encontre algum óleo de coco extra virgem prensado a frio. Ele contém ácido linolênico que mata e combate as pulgas. O óleo pode ser comprado no supermercado, na farmácia ou em qualquer lugar que venda óleos alimentícios e de cozinhar.

Atenção: Se o óleo de coco for mantido em um ambiente ou cômodo quente, ele terá uma aparência líquida transparente. Se for mantido em um local mais frio, ele será branco e parecido com banha de porco.

Dose recomendada

A dose recomendada do óleo de coco para cães é de ¼ de colher de chá para cada 10 quilos de peso corporal, duas vezes ao dia. Para cães de pequeno porte, a dosagem diária é de uma colher de café ou chá; para os cães de médio porte, a recomendação é de uma colher de sobremesa ao dia. Antes de iniciar o tratamento, lembre-se de consultar um veterinário.

Manuseio e aplicação

Coloque um pouco em sua mão e esfregue as mãos. Isso dará uma consistência mais oleosa, caso esteja no estado de “banha de porco”. Você também pode despejar um pouco em um pequeno frasco, para simplesmente pegar um pouco com os dedos, caso esteja no estado líquido.

Esfregue na pele ou na pelagem do seu animal, onde ele tiver pulgas, pele seca escamosa, irritada de tanto coçar ou onde tiver perdido pelo. A área vai ficar um pouco oleosa, mas é importante esfregar muito bem. As pulgas vão morrer dentro de 5 minutos.

Pegue mais um pouco de óleo de coco e passe-o através das camadas exteriores da pelagem do animal e embaixo da barriga.

Vista um suéter no seu animal durante o dia ou à noite para que o óleo possa fazer efeito. Isso também evita que o animal lamba o produto devido ao seu sabor agradável, embora não tenha problema se for ingerido, ao contrário de alguns tratamentos de pulgas comerciais.

Reaplique todos os dias ou algumas vezes por semana, até perceber que todas as pulgas se foram e não vão voltar, ou quando a pele estiver apresentando melhoras e crescendo pelos novamente.

Leia também:

Gatinho olhando assustado na foto

Outros benefícios do Óleo de coco para seu animal

  • O óleo de coco ajuda a reduzir o peso e a aumentar a energia dos animais sedentários;
  • Elimina o odor desagradável do cachorro;
  • Ajuda a reduzir e até eliminar o mau hálito de cães.
  • Melhora a digestão e a absorção de nutrientes;
  • Auxilia na prevenção da diabetes, pois regulariza a produção de insulina.
  • O óleo de coco também ajuda as funções da tireoide e na prevenção de doenças cardíacas;

Óleo de coco para limpeza dos dentes

Para limpar os dentes do seu animal e evitar tártaro, basta adicionar o óleo de coco em um pano limpo (ou algodão) e esfregar nos dentes.

É incrível que um simples ingrediente seja tão versátil. Então, corre no mercado e providencie o óleo de coco, e veja como ele pode trazer benefícios para o seu animalzinho!

Recomendado para você

Sobre o autor: Enciclopets

1 Comment

  1. Muito boa reportagem, já usava por conta própria agora com as explicações ajudou demais a ter segurança em usar ,e ainda acrescentou coisas que desconhecia.Valeu demais grata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *