Obstrução Digestiva em Cães – Sintomas e Tratamentos

0

Obstrução Digestiva em Cães não é um fenômeno raro, especialmente em cães jovens. Ele tende a engolir tudo o que encontra, seja seixos, pedaços de lã ou cordas, pedaços de sapatos ou mesmo objetos pontiagudos como agulhas. Ele não pode rejeitá-los.

cachorro-doente-1-3808319-2023992-5147230-6450595

O QUE ACONTECE ENTÃO?

Existem duas soluções. Ou tudo corre bem e o cão elimina o objeto em questão pelo vômito, ou este desce pelo trato digestivo e passa por canais naturais. Neste caso, não haverá complicação, mesmo que o seu cão, no momento, não aprecie realmente a dor que a passagem do objeto lhe causa. 

No entanto, ele deve beber depois para não sentir desconforto, especialmente na garganta. Pode causar tosse e irritação. 

Se o ‘item’ ingerido não sair sozinho, ele permanecerá bloqueado no trato digestivo. Nesse caso, é melhor reagir rapidamente, porque pode se transformar rapidamente em drama.

Bom

COMO SABER SE EXISTE UMA Obstrução Digestiva em Cães?

É essencial observar o comportamento e a condição geral do seu cão. Você vai perceber que, além de não comer mais, ele está enojado com a comida que vem diante de seus olhos. 

Ele rejeita tudo o que o fez querer até então. Seu estado geral é consideravelmente reduzido e isso em um tempo muito curto. Seus movimentos são particularmente lentos e suas costas permanecem curvas. 

É urgente levá-lo ao veterinário para um exame clínico. Ao toque de sua barriga, o cão mostrará sofrimento. Dependendo de onde o objeto está localizado, será necessário praticar um rádio.

Obstrução Digestiva em Cães
Obstrução Digestiva em Cães

QUAL TRATAMENTO ADOTAR?

O corpo estranho pode estar no esôfago. Neste caso, basta removê-lo com um endoscópio, solução que permanece pouco marcada pelo seu canino. 

Por outro lado, se é na parte posterior do trato digestivo, é necessário recorrer à intervenção cirúrgica. 

A endoscopia não pode ser praticada neste nível. É obrigatório agir rapidamente porque, mesmo quando está preso, o objeto engolido se movimenta nesse órgão. 

O intestino está danificado e é difícil restaurá-lo completamente.

cachorro-machucado-7276358-4696573-9370392-6614493

Em todos os casos, os profissionais de saúde animal dirão que você não deve deixar para trás pequenos objetos. 

Tudo é bom para agradar seu fiel companheiro. A tentativa seria uma vergonha, considerando as consequências que isso pode ter, especialmente se o seu cão é muito jovem e ele leva esses itens para brinquedos. Ele ainda não pode dizer a diferença entre brincar e perigo.

Como saber se o cachorro está com obstrução intestinal?

Falta de fome e sede;
Vômitos após ingestão de alimentos e água;
Desidratação;
Posição “acocorada” em gatos (quando eles ficam encolhidos como se fossem expelir uma bola de pelos);
Vômito com cheiro de fezes;
Ausência de fezes;
Animal constantemente cansado.

O que acontece se o cachorro comer plástico?

Os principais indícios: apatia, depressão, falta de apetite, vômito, cólicas, ausência de fezes ou fezes com sangue. Caso o objeto seja tóxico, o animal terá também os sintomas de envenenamento, como vômitos, salivação excessiva e diarreia.

Quando o cachorro não consegue evacuar?

Caso seu cachorro não consiga defecar você deve procurar ajuda de seu veterinário o quanto antes para que este problema seja corrigido a tempo . É comum cachorros adultos ou filhotes com dificuldade de defecar e isso pode ser causado por ressecamento ou por hernia perineal

O que é bom para regularizar o intestino do cachorro?

Nesse período, ele deve ser hidratado com água fresca, preferencialmente mineral, para que não tenha contato com resíduos químicos. Sirva uma alimentação mais natural, com alimentos frescos e cozidos, como legumes, frango e arroz, que ajuda a prender o intestino.

O que dar para o cachorro quando não consegue defecar?

Azeite de oliva: enriquecer a comida do seu cachorro com azeite de oliva é uma forma simples de aliviar a prisão de ventre, além disso deixará a comida mais apetitosa. Mais água: é fundamental que o cachorro ingira mais água. Você pode colocar um segundo recipiente de água em outro lugar de casa.

veja outros temas no site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.