Desvendado o Motivo de Pessoas Sentirem “Amor de Filho” por seus Cães

Desvendado o Motivo de Pessoas Sentirem “Amor de Filho” por seus Cães

Sabe aquele momento que você está sentado no sofá, ou trabalhando e seu cachorrinho vem, todo fofinho, com aquele olhar fofo, e da uma vontade de apertar, beijar, ficar agarrado nele? Aquele amor, pode ser comparado ao que os pais sentem pelos seus filhos.


Cães: muito mais que melhores amigos


Há cerca de 14 mil anos e ainda carregando certas características de lobo, os cães começaram a ser domesticados na região da Europa e costumavam trabalhar junto aos humanos, ajudando na caça. Com o passar dos séculos, a espécie foi se adaptando ao contato humano e, além de fazer parte das atividades de caça, os cães conquistaram o título de melhor amigo do homem. A evolução dessa parceria aconteceu ao ponto que, hoje, o laço que une cão e dono se assemelha àqueles formados entre pais e filhos.



Para provar isso, o cientista japonês Takefumi Kikusui, que estuda comportamento animal na Azabu University, na cidade de Sagamihara, no Japão, fez um teste em que descobriu que, quando um cão e seu dono se olham diretamente nos olhos, ambos apresentam no organismo um pico de ocitocina – hormônio que está ligado à confiança e à relação maternal. Quando mãe e filho se olham, o resultado é o mesmo, o que indica que o laço afetivo entre cão e dono apresenta semelhanças relevantes com aquele estabelecido entre mães e filhos.


 


A comprovação


De acordo com a reportagem do site ScienceMag alguns pesquisadores Japoneses resolveram testar na prática este hormônio, pois a oxitocina pode ser inalada, e se nós fizermos isso nos tornamos mais confiáveis, cooperativos e generosos, então os pesquisadores resolveram fazer isso com alguns cãezinhos.


Borrifaram oxitocina em um grupo de cães, e soro fisiológico em outro, e então levaram os cães para junto de seus donos, estes estavam instruídos a negarem os carinhos desejados pelos seus animaizinhos.


Para os donos dos cachorrinhos que inalaram oxitocina essa missão foi MUITO mais difícil do que para os donos dos que inalaram soro fisiológico, pois seus amigos ficaram mais carinhosos, lamberam, deram a patinha, pediram carinho, além de abusar daquele olhar irresistível.


Esse experimento comprova que os cães liberam oxitocina para nos deixarem cada dia mais apaixonados por eles!



Então, se algum dia você parou para pensar se o seu cachorro gosta de você tanto quanto você gosta dele, eis a resposta. Os cães são muito ligados à sociabilização humana e não só querem fazer parte de uma relação com a gente, como vivê-la a todo momento. Sem segredos: cães enxergam você como o pai ou mãe deles.


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE