Higiene e Limpeza: O que Saber para Cuidar do seu Cão

Higiene e Limpeza: O que Saber para Cuidar do seu Cão

A escovação do pelo deve ser feita todos os dias para manter seu cão saudável e limpo, e para examinar se há alguma doença ou pulgas. Isso também permite que vocês fiquem mais próximos. Torne a escovação algo divertido; assim, ele sempre ficará feliz ao ser escovado!


Escovação


O material que você vai precisar depende do tipo de pelo do seu cachorro, mas nenhum material deve incomodá-lo ou ser afiado. Se ele tiver um pelo curto e macio como o do Boxer ou do Pug:



– Primeiro utilize um pente de borracha para retirar as células mortas, a sujeira e os pelos soltos.

– Para deixar o pelo brilhante, passe um pedaço de tecido de camurça ou de veludo.



Muitas raças populares, como o Golden Retriever e o Pastor Alemão, têm pelo duplo. Uma camada de pelo macio por baixo serve como proteção contra o fio. A camada de pelo mais grossa por cima é resistente à água. Se o seu cão tem um pelo mais longo:



– Use uma escova macia para remover os pelos caídos e as células mortas das camadas de pelo inferior e superior.

– Agora escove a camada de pelo inferior com uma escova de cerdas longas.

– Seja bem cuidadoso ao pentear as partes mais sensíveis, como atrás das orelhas, nuca e patas.



Assim que terminar de pentear o seu cachorro, é hora de examinar as orelhas, os olhos e os dentes.


escovando o seu cão - enciclopets


Examinando as orelhas


Com um petisco em uma mão, levante cuidadosamente cada uma das orelhas do seu cão para que possa olhar a parte interna. Elas dever ser cor-de-rosa e estar limpas, não devem apresentar nenhum odor e nenhuma secreção marrom. Se houver secreção, ou se o seu cachorro estiver coçando as orelhas ou segurando a cabeça de um lado só, pode ser que ele esteja com uma infecção no ouvido; portanto, você deve levá-lo ao veterinário. Nunca introduza nada no ouvido dele, mas limpe a parte externa com um pedaço de algodão seco se for necessário. E dê-lhe a recompensa (isto é, o petisco) por ter sido paciente.


como limpar as orelhas do cachorro


Examinando os olhos


Os olhos do seu cachorro devem estar limpos e brilhantes, sem nenhuma vermelhidão ou secreção. Os cachorros têm uma terceira pálpebra que cobre os olhos quando eles não estão bem. Isso pode ser uma indicação que é preciso leva-lo ao veterinário.


examinar olhos cachorro - enciclopets


Examinando os dentes


Com um pouco de petisco em uma mão, use a outra para cuidadosamente elevar um lado dos lábios do seu cachorro, e depois o outro lado, para que possa ver seus dentes. Eles estão limpos e brancos? Se notar mau hálito ou dentes muito amarelados, é melhor pedir para o veterinário examinar. Dê ao seu cão a recompensa saborosa por se comportar bem ao ser examinado.


examinando os dentes do cachorro - enciclopets



Fato sobre os cães


Não tem como o seu cão comunicar que não está se sentindo bem; a única forma de ele “avisar” isso é se comportando de forma estranha. Preste atenção nos sinais, ele pode parecer quieto demais, sem energia, pode querer dormir ou beber água mais que o normal ou pode estar irritado. Sempre o leve ao veterinário se estiver preocupado com a saúde ou o comportamento de seu cão.



Envie seu comentário