Gengivite em gatos: como identificar, tratar e prevenir

gengivite é um problema muito comum em gatos, especialmente aqueles que são adultos ou idosos. É uma doença que afeta as gengivas, dentes e pode alcançar todas as partes da boca do animal.

pessoa abrindo a boca do gato para apresentar o problema de gengitive felina

Seja qual for a sua origem, pode causar a morte do gato devido à fome ou à desidratação, devido à enorme dor que sente que torna impossível se alimentar ou até mesmo se hidratar.

O que causa a gengivite?

A gengivite pode estar associada a vários fatores, como:

  • uma dieta de grãos secos (ração);
  • ter uma higiene dental inadequada;
  • toxinas que habitam as placas dentárias;
  • tártaro;
  • doenças respiratórias causadas por vírus também podem causar úlceras na mucosa oral.

Os sintomas

dentes de um gato com gengivite e tártaro

Uma vez que a gengivite é uma patologia lenta, às vezes não se manifesta claramente e não a detectamos até perceber a halitose ou falta de apetite no gato. Claro, os sintomas desta condição são muito variados, pode sofrer de baba excessiva, dificuldade em mastigar, dor na boca, perda de apetite causando redução de peso. Outros sintomas são: dentes amarelados, desgastados ou quebrados e gengivas inflamadas. Além disso, eles também podem ter uma secreção nasal e um toque constante da boca com a pata.

Tratamento

O tratamento é prescrito de acordo com a causa que o causa. Se a gengivite é leve, geralmente é tratada com antibióticos; limpeza da boca; dentes polidos; enxaguamentos escovados e orais. Para lutar contra a formação de placa bacteriana e tártaro, é aconselhável usar géis, pasta de dente, enxaguamentos de boca de clorhexidina e sprays, todos os quais são específicos para gatos. Os medicamentos devem ser prescritos pelo seu dentista veterinário, nunca dê ao seu animal de estimação qualquer medicamento, sem receita médica. Nos casos mais severos, dentes prejudicados são geralmente removidos.

Leia também:

Como prevenir a gengivite

Escovar os dentes do seu gatinho, cerca de três vezes por semana, é uma das medidas fundamentais para prevenir a gengivite felina. Comece a familiarizar o seu gato com este hábito higiênico.

gato preto segurando uma escova de dentes

Preste atenção à dieta do seu gatinho, pois também afeta a sua saúde bucal. Nesse sentido, é aconselhável dar, de tempos em tempos, um pedaço de comida como maçã ou doces para gatos, para manter a higiene bucal apropriada.

Leve o seu gato ao veterinário pelo menos uma vez por ano. Neste tipo de visita, geralmente é feita uma inspeção minuciosa de seus dentes, e também pode ser um bom momento para consultar questões ou preocupações sobre escovação, comida e assim por diante.

gato sendo examinado por um médico veterinário

Compartilhe com seus amigos

Recomendado para você

Sobre o autor: Enciclopets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *