Filhotes: Entenda os Primeiros Dias de Vida de um Cão

Filhotes: Entenda os Primeiros Dias de Vida de um Cão

Os filhotes nascem após 58 a 68 dias no útero da mãe – geralmente em grupos chamados “cria”. Quando nascem, eles são cegos, surdos e não conseguem andar ou correr ainda, mas se desenvolvem incrivelmente rápido, em especial se comparados aos humanos. Enquanto os bebês não conseguem andar, os filhotes já estão crescidos e conseguem correr e pular como cães adultos! Veja a seguir, o calendário do crescimento de um cão.


De 0 a 2 semanas de idade


Filhotes nascem cegos e surdos. Eles se arrastam até as suas mães para se alimentarem, têm olfato apurado, e precisam da mãe para mantê-los aquecidos e ajuda-los a “ir ao banheiro”.


De 2 a 4 semanas


Os filhotes começam a abrir os olhos quando tem 2 semanas de idade, mas ainda não podem enxergar muito claramente. Eles podem ouvir sons mais altos e reagirão a eles com medo. Filhotes nessa idade são equivalentes a bebês de 18 meses; conseguem andar, mas ainda não estão muito firmes.


Filhotes Entenda os Primeiros Dias de Vida de um Cão - 02 a 04 semanas


De 4 a 8 semanas


Em 4 semanas, os filhotes passam de totalmente dependentes de suas mães a independentes, curiosos e arteiros! Eles já podem comer alimento sólido, andar, correr, escalar e brincar, e adoram brincar de luta com seus irmãozinhos! Filhotes nessa idade são como crianças de 5 anos. Eles começam a usar sinais entre eles para perguntar aos outros se querem brincar ou para demonstrar quando estão incomodados com algo. São quase como crianças brincando no playground.


Filhotes Entenda os Primeiros Dias de Vida de um Cão - 02 a 04 semanas


Hora de ir para o Novo Lar


A maioria dos filhotes vai para sua nova casa quando estão com cerca de 8 a 12 semanas de idade. É importante lembrar que eles estavam acostumados com a companhia e o conforto da mãe e dos irmãos desde o dia em que nasceram, e que podem sentir solidão e medo quando perceberem que estão sozinhos pela primeira vez. Alguns filhotes choram à noite por causa disso.


Para ajudar a acalmar, você pode colocar uma garrafa com água morna debaixo da caminha dele, para que fique aquecido, e um brinquedo macio feito especialmente para cães, para lhe fazer companhia. Você vai perceber que o seu filhote dormirá melhor nas primeiras noites se estiver perto de você e da sua família. Afinal de contas, você tomou o lugar dos irmãozinhos dele.


Crie atividades


Tenha sempre vários brinquedos próprios para filhotes para ele brincar. Não se esqueça de que ele gosta de morder tudo e, no começo, ele não saberá a diferença entre os brinquedos de morder e as nossas coisas preferidas! Portanto, deixe seus objetos preferidos longe do filhote para que ele aprenda que eles são seus e que não deve mexer neles.


Filhotes Entenda os Primeiros Dias de Vida de um Cão - crie atividades


Nas primeiras semanas no novo lar, você vai perceber que o seu filhote gosta de comer, brincar e … dormir! Dormir é muito importante nessa fase; portanto, reserve um local para ele dormir onde não seja perturbado. Uma cesta confortável ou uma cama feita para cães é o ideal.


Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários, sempre há algo para ser contribuído!


Envie seu comentário