Fases da Vida de um Cachorro: filhotes, adultos e idosos

Fases da Vida de um Cachorro: filhotes, adultos e idosos

Ter um cachorro significa tanto diversão quanto responsabilidade. Ele nos proporciona tantas coisas boas, como companhia, confiança, proteção e diversão, e nós somos responsáveis para que as fases da vida de um cachorro sejam as melhores possíveis. Seu cachorro estará com a sua família pelo resto da vida dele, e é seu dever assegurar que ele viva cada dia da melhor forma.


Fases da Vida de um Cachorro - infância


Infância


Assim como um bebê, um filhote é totalmente dependente da sua mãe para crescer e se desenvolver, mas ele aprende a andar muito rápido e a explorar seu novo universo. Você deverá continuar o papel de mãe com ele, dando-lhe comida, água, um lugar para dormir, carinho e educação. Dessa forma, ele fará parte da sua vida e da vida da sua família.


Os filhotes precisam aprender a se comportar socialmente para que possam se comunicar com outros cachorros e conosco, e isso significa misturar-se com seus semelhantes. Assim como as crianças vão para o jardim de infância, os filhotes já precisam começar a aprender ensinamentos básicos. Eles devem aprender comandos como “sentar” e “deitar” e a vir quando forem chamados. Eles também precisam aprender a se divertir com outros cães da mesma idade. Dar aulas aos filhotes é a maneira ideal de ensiná-los e é muito divertido para nós também!


Adolescência


Com cerca de 5 meses de idade, seu filhote começa a tornar-se um adolescente – o equivalente a um humano adolescente! Às vezes, essa fase pode ser estranha. Seu cão pode parecer um pouco desajeitado e atrapalhado conforme seu corpo se desenvolve. Nessa fase, é importante mantê-lo em contato social com outros cães e com outras pessoas também, para que ele continue a desenvolver boas habilidades de comunicação. Seja paciente e continue com ensinamentos. Nessa fase de aprendizagem, é como se ele estivesse entrando para o primeiro ano do ensino médio.


Fases da Vida de um Cachorro


Vida Adulta


A maioria dos cães para de crescer aos 18 meses de idade, mas continua a amadurecer até cerca dos 3 anos de idade. Alguns cães se desenvolvem mais rapidamente que outros; isso parece depender do tamanho – cães muito grandes tendem a crescer mais rápido que os de menor porte. O seu cão ainda vai gostar de aprender novos truques e habilidades depois de alcançar a maturidade, e isso será importante para manter um relacionamento divertido com ele.


Fases da Vida de um Cachorro - vida adulta


Velhice


Cães mais velhos são maravilhosos para passar o tempo. Eles entendem a sua rotina e a da sua família, e entram em completa sintonia com os nossos sentimentos e ações. Apesar de um cão mais velho não ser mais tão ativo, com bons cuidados, boa alimentação e exercícios, não há motivos para ele não continuar a aproveitar os passeios, os ensinamentos e, acima de tudo, a sua companhia, até a idade dele avançar ainda mais!


Fases da Vida de um Cachorro - velhice


Conclusão


Por mais vontade que as pessoas tenham, não há como impedir que o envelhecimento ocorra e que a morte chegue, mas há como fazer com que a vida seja totalmente bem vivida pelo animalzinho, sem que morra jovem e deixe os proprietários antes da hora. Visitas frequentes ao médico veterinário para check ups, água fresca, cuidados com a higiene, embelezamento e hidratação feitos da forma correta, amor e carinho, enfim, tudo isso pode garantir a saúde do animal e fazer com que o pet viva feliz por muito tempo.


Envie seu comentário