A doença do seu coelho é muito temida. Pode surgir a qualquer momento por várias causas, mesmo que todas as precauções tenham sido tomadas a montante (bem-estar, alimentação). É imperativo detectar a chegada de uma doença ou infecção e tratá-la. Encontre em nosso artigo todas as principais doenças do seu coelho.
Como detectar as doenças de coelhos
Se o seu coelho estiver doente, você notará uma mudança no comportamento . Como tal, você deve conhecer perfeitamente o seu coelho para estar alerta sobre todos os sinais que podem perturbá-lo. Por exemplo, seu coelho geralmente animado se refugia em seu canto, não se alimenta mais, perde peso deve fazer você consultar um veterinário. O mesmo acontece se o seu coelho lhe mostrar sinais incomuns de agressão ou gritos.
Muitas vezes é difícil observar um coelho em sofrimento . É a maneira dele de se proteger e não mostrar sua vulnerabilidade .
Além desses sinais, outros são visíveis, como diarréia ou constipação . Se o seu coelho não comer mais o seu cocô, você precisa se preocupar com isso. Você também deve verificar se o seu coelho não corre do nariz, respira corretamente e não sangra. Se o seu revestimento estiver faltando em alguns lugares, substituído por buracos, consulte imediatamente.
Doenças virais em seu coelho
Existem dois deles: HDV (doença hemorrágica viral) e mixomatose .
- O VHD é uma doença mortal . É muito contagioso em seu coelho. Recomenda-se vacinar o seu coelho contra esta doença, mas também surgiu um desvio em 2010, potencialmente menos letal, mas perigoso do mesmo modo. Após um período de incubação de 24 a 48 horas , seu coelho sofrendo de HDV morrerá rapidamente. Mesmo que o seu coelho viva dentro de casa , pode contrair o vírus se entrar e sair do jardim da sua casa, se engolir um feno ou capim contaminado, em caso de chegada de um contato direto com um congêner de um ambiente externo. A vacina fornece 12 meses de proteção. Por isso, é recomendável realizar todos os anos.
- A mixomatose . É uma doença comum no verão e outono em áreas rurais. Ela é contagiante . Moscas, mosquitos ou pulgas transmitem a doença (poxvírus) para o seu coelho. Um edema é formada após uma a duas semanas após a incubação com a aparência de nódulos. Seu coelho terá febre e seu coelho será completamente atingido em poucos dias. A mortalidade é de cerca de 50%. Único tratamento até o momento: a vacinação, que não protege totalmente a doença, mas reduz significativamente o risco de capturá-la. Para este efeito, você pode tratar continuamente o seu coelho contra parasitas.
Le Coryza
A gravidade do Coryza depende do germe da bactéria em questão. Nos casos mais graves, os pastoressão responsáveis. Seu coelho vai começar a espirrar e ver seus olhos correrem. Sem tratamento nesta fase da doença, a doença pode levar à morte . Ele ganha o trato respiratório , atinge os pulmões e causa pneumonia que pode levar seu coelho à morte.
Se ela é tratada muito tarde ou mal tratada, a doença pode se tornar crônica. O tratamento ajudará a embalar as bactérias para que acordem ao menor nível das drogas.
Recomenda-se visitar o seu veterinário nos primeiros sintomas sugerindo um Coryza. Quanto mais cedo o tratamento for feito, mais eficaz será e menos o coelho sofrerá.
Doenças digestivas
Eles podem ser causados por bactérias , parasitas , problemas alimentares simples , vírus , estresse,mas também por uma condição bucal . Eles são caracterizados pelo aparecimento de diarréia ou até constipação . O estado letárgico do seu coelho deve alertá-lo, bem como uma perda de peso perceptível, febre ou abdome inchado .
- Doenças digestivas bacterianas
Se o trato digestivo do seu coelho estiver infestado com E. coli , ele pode morrer rapidamente de sépsisapós a diarréia. As toxinas também podem se multiplicar pelo aparecimento de clostrídios , uma bactéria que causará enterotoxemia . Seu coelho pode morrer rápido.
- Doenças relacionadas aos dentes do seu coelho
Os dentes do seu coelho devem ser observados regularmente. Se não forem retas ou mal conservadas, podem promover a falta de mastigação ao ingerir alimentos. Na verdade, seu coelho pode não ser capaz de digerir alimentos não-fumados.
- Doenças digestivas parasitárias
Existem vários parasitas que podem interferir com o sistema digestivo do seu coelho. Entre eles, observe o oxyure, que causará diarréia e um emagrecimento do seu coelho. Se não for tratada, as lesões podem se infectar. Parasitas como Coccidia e Gardia também são causas bastante graves de doenças digestivas. Para o primeiro, seu coelho terá dor abdominal e diarréia às vezes tingida de sangue. Seu coelho pode sucumbir a este parasita se nenhum tratamento for feito a tempo. Para a Gardia , ela se convida especialmente ao coelho e causa diarréia significativa.
Em todos os casos, recomenda-se consultar um veterinário com urgência se esses sintomas forem visíveis.
Otite
Você vai notar uma infecção no ouvido do seu coelho com base em seu comportamento . Invisível a olho nu, a otite desencadeia o isolamento e a retirada do seu coelho. Você pode, no entanto, notar um fluxo purulento no ouvido. O ouvido médio e interno também pode ser alcançado. Neste caso, sem uma rápida intervenção do seu veterinário, o seu coelho pode ficar paralisado do rosto. O tratamento é baseado em antibióticos se a origem da infecção no ouvido for bacteriana. Lavagens de ouvido também podem ser prescritas.
Um abscesso dentário
Se o seu coelho se recusar a comer ou perder peso, consulte-o rapidamente. Isso pode ser um sinal de abscesso em sua dentição. O veterinário fará uma série de exames para o seu coelho, como um scanner, um rádio e uma endoscopia para ver se alguma lesão apareceu em outras partes da cavidade oral. Os abscessos são tratados com antibióticos. A cirurgia também pode ser uma solução alternativa para esvaziar o pus.
Pododermathy
A parte inferior das pernas do seu coelho é atingida. A doença causa vermelhidão, perda de cabelo. Vem de um solo inadequado para os pés do seu coelho. Por exemplo, você optou por um piso de plástico em sua gaiola.
Reaja a doenças
A única reação é ir ao veterinário, que será mais capaz de prescrever o tratamento adequado. Não tente automedicação.
Distúrbios digestivos em coelhos
Para manter seu coelho saudável o máximo de tempo, é aconselhável, em particular, dar-lhe uma boa dieta. Um alimento do feno e da grama, vegetariano. Ele preservará, na melhor das hipóteses, um frágil trato digestivo, fonte de muitos problemas, se não for bem mantido pelo roedor. Então, basta colocar todas as chances do seu lado. Nós explicamos que eles podem ser doenças relacionadas à digestão.
O sistema digestivo do seu coelho é sensível . Ele não gosta de mudanças . A dieta deve ser rigorosa . É baseado em feno, ervas e alguns vegetais . É essencial que o trânsito intestinal funcione perfeitamente. Isto permite-lhes, em particular, comer as suas fezes, que contêm nutrientes essenciais para o seu bom estado. De fato, eles são animais caecotróficos. Assim, qualquer coisa que possa promover o bom desempenho da flora intestinal (redução do estresse, estilo de vida saudável, exercícios físicos regulares) é bem-vinda.
No entanto, alguns distúrbios digestivos podem perturbá-lo. Você deve saber como lidar com isso e reagir imediatamente .
Causas da disfunção digestiva
As causas dos distúrbios digestivos são múltiplas.
- Poder. Uma mudança alimentar muito abrupta pode causar alguns desequilíbrios na flora intestinal . Qualquer mudança nos alimentos deve ser feita gradualmente , assim como a introdução de novos alimentos. Acima de tudo, lembre-se que sua dieta deve ser rica em fibras , portanto, feno e ervas, e pobre em carboidratos . O excesso de carboidratos promove o desenvolvimento de bactérias e a produção excessiva de ácidos graxos . O pH ao nível da flora intestinal diminui. Por outro lado, aumenta em caso de uma contribuição muito rica em proteínas. Também não é bom para a saúde dele.
- Estresse Quanto mais o seu coelho está estressado, mais provável é que ele tenha problemas digestivos. Porque o estresse tem um efeito negativo na flora cecal.
- Infecção bacteriana , como salmonelose ou E. coli.
- Uma patologia viral.
- Obstrução intestinal
- Causas parasitárias.
Diarréia
Esta é uma das manifestações de distúrbios digestivos freqüentes em seu coelho. Às vezes, a diarréiasimplesmente resulta de uma pequena mudança na dieta . Assim, corrigindo diretamente o tiro, é possível pará-lo. Por outro lado, em outros momentos, a diarréia pode continuar e se tornar preocupante . Basicamente, a diarréia causa desidratação grave do seu roedor. Este último vê sua vida entrar em jogo. A diarreia aguda e pronunciada pode levar seu coelho até a morte dentro de dias ou mesmo horas. Você deve, portanto, reagir de acordo e trazê-lo ao seu veterinário urgentemente.
Estase Digestiva
Não deve ser confundido com constipação simples. No caso de estase digestiva , o seu coelho está em perigo de morte . Resulta de uma diminuição no trânsito ou até mesmo de uma parada completa . De fato, isso causa um déficit na produção de fezes, ou mesmo sua ausência por 24 horas. Muitas vezes, a causa está em um déficit de consumo de fibra ou desidratação . Outras causas podem ser na ausência de gasto físico do seu coelho. Se ele sofre de outra patologia fazendo com que ele não se mova o suficiente ou não coma (má oclusão dentária, dor abdominal …).
- O diagnóstico
Consultado com urgência , o seu veterinário irá realizar um exame clínico do seu roedor. Os primeiros sinais são desidratação, depressão, relutância em se mover. Ao sentir seu estômago, ele notará que o último está distendido. Se houver obstrução intestinal, ela deve ser detectada precocemente para permitir a cirurgia .
Então seu veterinário fará uma radiografia abdominal . No caso de um raio X anormal, notamos que uma grande quantidade de gás enche o estômago. Uma medição de glicose no sangue confirmará este diagnóstico ou não. Seu veterinário também pode fazer um ultrassom abdominal ou exames de sangue . Só ele sabe o que fazer e quanto tempo resta.
- Tratamento
Seu coelho será hospitalizado em uma área que minimizará seu estresse para não comprometer suas chances de sobrevivência. Então, o tratamento será baseado em fluidoterapia e massagens no abdômen. Um antibiótico é implementado em muito poucos casos apenas quando a diarreia precederam a parada de trânsito.
Então, a retomada do trânsito se manifestará pelo aparecimento de pequenos excrementos, que serão o sinal de um retorno progressivo ao normal. Seu coelho vai começar a comer de novo, mas ele terá que engolir feno e água para reabilitar sua flora intestinal e aliviá-la .
E os tricobézoardos?
É um acúmulo de pêlos no sistema digestivo, bloqueando o último nos casos mais graves. Encontra-se no hamster ou no gato. Este acúmulo de bolas provoca uma espécie de obstrução intestinal , impedindo o trânsito e, portanto, um emagrecimento. Este fenômeno é encontrado principalmente durante a muda . Novamente, uma viagem de retorno ao seu veterinário é necessária.
Não há uma infinidade de doenças digestivas. De fato, os transtornos aparecem por muitas razões: estresse, má alimentação, bactérias, parasitas. Eles são então manifestados por diarréia mais ou menos grave (não há benignidade) ou interrompendo o trânsito.
Este caso é muito sério já que 24 horas podem ser suficientes para fazer seu roedor sucumbir. Qualquer distúrbio digestivo deve ser acompanhado por uma visita de emergência ao seu veterinário.
Problemas de fezes em coelhos
A saúde de um animal é medida pelo seu comportamento, mas também pela qualidade de suas fezes. As fezes do seu coelho contam muito sobre o seu bem-estar interior, as possíveis patologias que ele pode desenvolver.
Eles são uma pista, também, sobre a qualidade da comida dada. Como os problemas nas fezes são detectados? De que consistência ou forma devemos nos preocupar?
Produção de fezes normal
Seu coelho irá produzir 2 tipos de excremento diariamente .
- As fezes duras e redondos que correspondem às fezes clássico de seu roedor. Esses excrementos devem tranquilizá-lo sobre a condição do intestino do seu coelho e, mais geralmente, sobre sua saúde. Ele não tem nada.
- De fezes moles e cheiro, chamou os cecotropes. A cor também está mudando, uma vez que puxa o verde-escuro. Eles formam um ‘cluster’ com uma fina camada de muco. Geralmente, você não tem o tempo da faixa. Na verdade, o coelho vai rapidamente o ingest de sua saída do ânus.
- Na verdade, esses excrementos contêm vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para a boa saúde do seu coelho. Eles vão evitá-lo deficiências. Você precisa se preocupar desde o momento em que seu coelho não comer esses excrementos moles. Este é o sinal de um problema digestivo ou mais geral.
Uma produção anormal de fezes
A ansiedade pode crescer quando o estrume não é duro nem redondo, nem macio, perfumado e verde. Assim, se você observar pequenos excrementos secos, seu coelho pode estar sofrendo de desidratação ou falta de fibra em sua dieta. As fezes também podem ser longas ou alongadas.
“Idem”, você vai procurar a dieta diária que você come no seu roedor. Uma doença subjacente também é possível.
Algum esterco está ligado um ao outro. Muitas vezes é o fruto da pele que conseguiu passar através dos intestinos e é encontrado nas fezes. De fato, seu coelho não pode vomitar. A única maneira de trazer os cabelos ingeridos vem do ânus.
Fezes infectadas com vermes
Às vezes, as fezes do seu coelho indicam a presença de parasitos que perturbam o sistema digestivo.
Este é o caso dos vermes. Assim, você observará a presença de fios de muco entre os excrementos duros. Às vezes, seu coelho fica constipado, porque há um bloqueio em relação a esses vermes alojados no nível dos intestinos. Você deve consultar seu veterinário que irá prescrever medicação.
Diarréia
A diarreia líquida é preocupante. Você deve consultar com urgência. Seu coelho pode ficar lá porque a diarreia causa desidratação grave.
As causas são muitas vezes múltiplas e apenas o seu veterinário pode determiná-las com precisão. Na maioria das vezes, há uma mudança repentina em sua dieta, chegando a atrapalhar seu sistema digestivo.
Um antibiótico prescrito para outra patologia pode ser a causa, a menos que seja um estresse ou um parasito (mais raro). Um vírus ou bactéria também pode ser a causa.
A urgência também dependerá do estado geral do seu roedor. Se ele continuar a comer com apetite, as soluções serão mais suaves do que se ele estiver em estado letárgico, fraco e hipotérmico, e se houver sangue nas fezes. Seu veterinário irá determinar se deve colocar o seu roedor em tratamento intensivo para monitorar seu progresso mais de perto.
Esterco macio sem cor verde
Como vimos acima, o excremento clássico do seu coelho é duro e redondo ou macio, perfumado e verde porque os ingerirá depois. Às vezes, excrementos difíceis ficam um pouco mais suaves. Nesse caso, o problema geralmente vem da desnutrição.
Procure o que seu coelho pode perder em sua dieta diária. A resposta está aí. Seu coelho pode ter falta de feno e fibra. O problema também pode vir da dentição do seu coelho.
Ele s’ pode ser alimentado menos por causa de problemas dentários. Em todos os casos, aconselhamos que você consulte um especialista em saúde para determinar exatamente as razões para esses problemas, que podem ser benignos.
Problemas de sela no seu coelho podem ter muitas causas. Alguns são benignos e requerem apenas um alimento de reequilíbrio.
Outros são mais sérios e devem ser tomados com urgência por um veterinário. A diarreia deve ser imediatamente interrompido, de modo a não pôr em perigo a vida de seu protegido.
A consistência das fezes e sua cor dizem muito sobre a condição geral do seu coelho e a presença ou ausência de bactérias, vírus ou parasitas no intestino. Uma boa dieta sempre dará 2 tipos de esterco: redondo e duro, macio e perfumado verde.
Diarréia em coelhos
A diarreia não é uma boa notícia para o seu coelho. Esta é uma reação a uma causa subjacente. Reação do corpo que pode levar à morte rapidamente.
Portanto, é necessário ter uma reatividade para qualquer teste. Nós explicamos por que e como a diarreia ocorre neste animal.
Como primeiro passo, a diarreia deve ser diferenciada das fezes moles.
Estes são muito menos alarmantes do que o primeiro. Acima de tudo, a diarreia é mais rara, mas extremamente urgente. Causa uma perturbação profunda dentro do corpo do seu coelho, promovendo a sua desidratação rápida.
Coelho atenção é um animal que tem um trato digestivo curto e de fato elimina dois tipos de selas: fezes “hard” moldada deixa de fora, e fezes soltas chamado “cecotropes”. Essas fezes, assim que são emitidas, são ingeridas pelo coelho para passar por uma segunda digestão.
Encontre equilíbrio para evitar diarréia e fezes soltas
Antes de começar qualquer diarreia, é importante lembrar que o sistema digestivo do seu coelho é frágil. O feno, comido ao longo do dia para os dentes do seu roedor e do seu corpo, permite-lhe melhorar a sua flora intestinal portanto, limitar qualquer agressão ao seu sistema digestivo.
Acima de tudo, o seu coelho precisa se exercitar diariamente para manter uma digestão operacional e assim evitar problemas digestivos.
Fezes moles podem aparecer com bastante regularidade. Eles devem ser supervisionados e não levar a manchas nas nádegas. Na maioria das vezes, eles resultam de desnutrição ou de um alimento integrado na dieta; seu sistema digestivo deve se acostumar com a sua presença.
Em caso de dúvida ou questionamento, não hesite em seguir o conselho do seu médico veterinário, que irá orientá-lo e tratá-lo com cuidado e seguir a dieta do seu protegido.
Como a diarréia aparece?
A diarreia, em seu coelho, nunca está lá por acaso. Pode haver várias causas:
- A tensão resultante de uma mudança no ambiente ou simplesmente uma situação que não agrada o seu protegido. O estresse agirá imediatamente em seu sistema digestivo e causará desordens nesse nível.
- Uma falta no nível alimentos. A ausência de fibra, uma dieta que é muito doce, muito rica em gordura ou apenas uma mudança repentina pode causar diarreia.
- Um tiro quente, especialmente no verão.
- O frio água distribuídas muito frio, por exemplo, ou o fluxo de ar.
- Uma reação a um antibiótico. Se o seu coelho está sendo tratado de outra doença, seu aparelho digestivo pode estar lutando com um antibiótico e reagir de acordo.
- Uma infecção bacteriana, virai ou parasítica.
Qual reação adotar?
A diarreia é um fenômeno sério e perigoso para o seu coelho. Este último sofre uma profunda desidratação e o fígado também pode ser afetado. Nós devemos reagir rapidamente. Consulte o seu veterinário com urgência, para que ele possa estabelecer um tratamento adequado.
Quando a diarreia ocorre, a causa nem sempre é identificada. Seu veterinário saberá exatamente como determiná-lo. Acima de tudo, a diarreia causa outros problemas, como a falta de comida.
A parada do trânsito digestivo pode intervir rapidamente quando seu coelho não se alimenta mais, então é uma urgência vital.
Qual tratamento?
Tudo vai depender da condição do seu coelho. Se ele tiver diarreia, mas continuar a comer, o tratamento será menos agressivo do que se permanecer prostrado, letárgico e com febre.
Dependendo de sua condição, ele pode ser hospitalizado para ser reidratado e mantido sob observação até que sua condição melhore.
Infelizmente, às vezes, a diarréia leva à morte rápida do seu protegido, daí a importância de ser cuidado o mais rápido possível.
Outro ponto muito importante, ele vai pensar em limpar completamente a sua casa, a gaiola do seu protegido, mudar sua maca e desinfetar seus acessórios. A diarreia pode ser muito contagiosa. Assim, durante sua convalescença, seu coelho terá que ser colocado em quarentena.