5 Dicas para Acalmar o Cão Durante Barulhos Altos e Fortes

5 Dicas para Acalmar o Cão Durante Barulhos Altos e Fortes

A que sons os cães são sensíveis?


Os problemas mais comuns relacionam-se com fogos de artifício ou trovoadas, contudo sons altos, disparos de armas e mesmo sons do dia a dia, como o aspirador de pó e os “cliques” do microondas também podem afetar alguns cães.


Uma resposta de medo aos barulhos é, na verdade, um mecanismo sensível de proteção. Aquele barulho pode, potencialmente, ser uma ameaça ao cão.


Os nossos cães precisam aprender que certos sons não são um problema e que está seguro. Se não tratado, este problema pode piorar. Significa que o seu cão pode reagir de forma mais intensa a um maior número de sons fortes e diferentes. Pode começar com fogos de artifício, podendo acabar com o cão reagindo a qualquer som, ou até mesmo começar a reagir a eventos que precedem o barulho.


Ter o conhecimento de como o seu cão reage a barulhos pode ajudá-lo a se preparar. Veja a seguir dicas para acalmar o cão.


dicas para acalmar o cão


Então, o que pode ser feito para ajudar a acalmar o cão?


Para ajudar seu cão a superar o medo de barulhos, há algumas dicas que você pode seguir para conseguir isso:


1. Tente acalmar o cão quando ele começar a ficar nervoso.


Atenção: é extremamente importante que você também esteja calmo. Ignore os comportamentos de medo e tente agir o mais normal possível. Será difícil, uma vez que, instintivamente, irá querer fazer com que o seu cão se sinta melhor. Mas ao fazer isso, pode reforçar o sentimento de medo, o que é algo que não queremos para os nossos cães. Fale em tons calmos e basicamente deixe seu cão saber que ele não está sozinho.


 


2. Você tem um local na sua casa onde o seu cão não consiga ver ou ouvir o barulho? Leve-o pra lá.


Crie um “refúgio”. Pode ser uma área em que o seu cão se sinta seguro e mais protegido. Pode criar o refúgio usando a caminha ou casinha. Pode até mesmo usar uma área que seu cão se esconda, por exemplo, embaixo de uma mesa ou atrás do sofá. Este refúgio deve ser considerado o preferido pelo seu cão. Confortável, quente e coberto, para abafar qualquer som ou barulho.


acalmar o cão


3. Tente distraí-lo


… com novos brinquedos ou coisas para roer. Ligue a televisão ou rádio, com sons calmos e tranquilos. Há álbuns inteiros criados especificamente para ajudar a acalmar o cão nervoso. Isso irá ajudar a “diluir” o barulho.


 


4. Você tem um lençol ou toalha disponível?


Envolva seu cão com o pano, a pressão suave vai ajudar a acalmar o cão que está com “nervos à flor da pele”.


 


5. Quando tudo mais falhar…


Fale com o veterinário do seu cão para receitar uma medicação para acalmá-lo.


acalmar o cão veterinário


Conclusão


Essas dicas ajudam o seu cão a lidar com barulhos. Para tentar reduzir reações excessivas a sons altos deverá ser considerado um plano de dessensibilização. Isso ajuda o cão a aprender a permanecer calmo enquanto houver barulhos fortes.


Para cães com reações severas a sons, procure orientação do seu veterinário ou profissional habilitado.


Podem ser necessários programas de modificação comportamental mesmo quando os problemas já sejam evidentes por algum tempo. Mas prepare-se! Isso requer tempo, paciência e dedicação.


Você tem outras sugestões para adicionar à nossa lista? O que funcionou para o seu cão? O que funcionou para seus outros animais de estimação? Deixe seu comentário.


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE