Cuidados com os olhos do pug

0

Cuidados com os olhos do pug

Todos nós sabemos que os olhos dessa raça são grandes e para fora (o famoso esbugalhado), isso torna os olhos do cãozinho um tanto sensível.

É necessário adotarmos certos cuidados, para evitarmos possíveis transtornos oculares que pode dar no pug. Há muitos casos de pugs que tiveram que ir ao veterinário pois bateram ou arranharam os olhos em algum lugar. Se você não souber como cuidar dos olhos do pug e causar alguma complicação, isso pode gerar a um pug a triste perda da visão.

Se você notar, com frequência os olhos do pug estarão com aquela “ramela”, (pode se situar na região de cima, de baixo e no canto de dentro dos seus olhos), você deve remove-las logo quando acabaram de aparecer, não deixe para depois, ela pode acumular, endurecer, machucar e embaçar a visão do pug. O ideal é remover com gases umedecidos com soro fisiológico, mas se você não tiver em casa ai vai uma dica caseira que funciona muito bem:

Você vai precisar de:

  • Água
  • Um recipiente
  • Algodão ou cotonete (o algodão exige mais cuidado, mas ainda assim você consegue usar)
  • Açúcar
Bom

Em um recipiente coloque 100 ML de água morna (tem que ser água bem morninha mesmo para o pug não se queimar), em seguida coloque uma pontinha de colher de sopa de açúcar e mexa até dissolver. Depois que dissolver, molhe o cotonete ou o algodão nessa água (se você usar algodão, torça ele, não encharque demais), depois disso é só passar bem de leve na área com a ramela até ela se remover ao todo. Não faça esse procedimento com força, tenha paciência, vai repetindo os movimentos até sair tudo, cuide também para não acertar o próprio olhinho do pug. O sal não é utilizado nessa receita pois pode acabar causando algum tipo de irritação. Se a ramela esverdiar e o pug começar a ter dificuldade para abrir os olhos, você deve leva-lo imediatamente para o seu veterinário de confiança.

 

Seria interessante fazer a limpeza (com soro ou com essa receita) após passeios, os olhos são esbugalhados demais e acabam pegando muito pó mesmo que não percebemos.

 

Assim como há pugs que gostam e não gostam de tomar banho, há pugs que vão gostar e não gostar de fazer a limpeza em seus olhos, não brigue com ele, converse, o pug é muito inteligente e aos poucos vai absorvendo que isso é um bem mais do que necessário para sua saúde!!!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.