Cigarra: Veja 5 Fatos Surpreendentes sobre esse Inseto

Cigarra: Veja 5 Fatos Surpreendentes sobre esse Inseto

5 Fatos surpreendentes sobre as cigarras!


As cigarras são animais incríveis. Além de produzirem aquele barulho bem específico da espécie, ainda, é um dos animais mais interessantes de todos os insetos.


E é bem provável que você já tenha visto uma ou várias cigarras de perto, já que esses pequenos insetos podem ser encontrados facilmente em locais baixos, ou seja, mais próximo ao chão, já que é nesse local que eles passam a maior parte de toda sua vida.


Cigarras são incríveis!


Encontrar uma cigarra não é muito difícil, principalmente se onde você mora existe uma boa área verde, afinal, esse é o melhor e mais propício ambiente para facilitar a reprodução das cigarras, que buscam raízes de árvores para se fixar e sugar sua seiva.


Nós amamos esses pequenos animais e separamos logo abaixo, uma série de curiosidades incríveis sobre as cigarras que você precisa conhecer!


curiosidades sobre cigarras


1 – Quantidade de espécies


Você sabia que atualmente, existem mais de 3000 espécies conhecidas de cigarras? Essa variedade enorme de espécie desses animais é incrível. Sendo que algumas dessas espécies só podem ser encontradas em regiões ou períodos bem específicos.


2 – Nascimento de uma cigarra


Muitos não sabem, mas, as cigarras também passam por um processo de metamorfose (que pode durar até 17 anos). Esse processo começa quando uma fêmea adulta coloca seus ovos em pequenas fendas nas árvores, feito isso, a fêmea morre e depois de algumas poucas semanas, as larvas começam a sair dos ovos e caem na terra.


A partir desse momento, elas passam a viver no subsolo, se alimentando apenas das raízes de árvores ou arbustos durante em média 13 a 17 anos. Depois disso, elas emergem como adultas e já formadas do subsolo, estando aptas a criação de um novo ciclo.


cigarras saiba tudo


3 – Curta vida!


Cigarras adultas vivem geralmente apenas 4 a 6 semanas, que é o tempo que elas usam para acasalar e procriar. Como você viu no tópico anterior, elas podem levar mais de 10 anos até se formarem totalmente abaixo do solo.


 


4 – Papel no ecossistema


Assim como a maioria dos outros insetos, esses animais possuem um papel positivo e negativo no nosso ecossistema. Aqui, elas são essenciais para servirem de alimento para outros predadores (aves, aranhas, répteis, entre outros). Mas, em contrapartida, são consideradas pragas no cultivo de plantações.


 


cigarras - saiba tudo


5 – O famoso canto da cigarra


O tão tradicional e famoso canto das cigarras é conhecido no mundo inteiro. Mas, a verdade é que elas emitem essa típica sonoridade quando estão no período de acasalamento. Na verdade, esse grito é emitido pelos machos com o objetivo de atrair as fêmeas. Sendo que esse fenômeno pode durar até 3 semanas, levando algumas cigarras a morte devido ao alto volume de som emitido.


E se você gostou de conhecer essas curiosidades incríveis sobre as cigarras e outros animais, não deixe de nos acompanhar e deixar um comentário logo abaixo!


Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE