Você conhece o Cachorro Blue Heeler? Crescemos sabendo que o nosso nome é a nossa identificação. O Australian Cattle Dog traz essa identificação não só no nome, mas até nos seus apelidos. Chamado no Brasil como Boiadeiro Australiano, ele é conhecido também como Blue Heeler ou Red Heeler, por conta da coloração da sua pelagem.
Criado para o trabalho nos pastos do complicado solo australiano, a raça possui características físicas e de personalidade que se aproximam a de uma raposa. Esse espírito de trabalhador tornou os cãezinhos da raça um dos mais dinâmicos, inteligentes, corajosos e determinados.
Características dessa raça
Forte sem ser pesado, os pets desta raça adoram correr sem parar. Toda essa vitalidade torna o Blue Heeler um dos cachorros mais saudáveis do mundo. Até porque, se sair bem em solo australiano é para poucos, concorda?
No entanto, toda essa saúde deles pode se tornar um problema quando não acompanhada de perto por um médico-veterinário. Isso porque, por se sentirem invencíveis, esses cãezinhos não costumam alegar cansaço ou dores mesmo lesionados.
- Peso: por volta dos 44 KG
- Tamanho: cerca de 60 cm
- Expectativa de vida: até 15 anos
- Alimentação: exige uma alimentação normal de cachorro, recomendamos que procure o tipo ideal de ração para ele de acordo com o tamanho e suas necessidades alimentares.
Essa raça é considerada um pouco peculiar por conta do seu temperamento enérgico, é uma ótima companhia durante o dia a dia e não existem muitos cuidados como outras raças exigem é claro que todo amor e ato de carinho é bem aceito pelos cachorros Blue Heeler e por qualquer outra raça de cachorro.
Temperamento
Apesar da cara de bravo, os cachorros Blue Heeler podem ser sociáveis com outros cães e até mesmo com crianças, desde que acostumados com elas desde filhotes. Muito brincalhões e independentes, eles são também cãezinhos bem teimosos.
Como dissemos no começo do texto, essa é uma raça com muitos nomes. No mundo, ele é conhecido como Australian Cattle Dog ou pelos apelidos de Blue Heeler e Red Heeler. Aqui no Brasil, por conta das suas características de trabalho e a sua origem, chamamos de Boiadeiro Australiano.
O Blue Heeler une força e velocidade que um cachorro criado para o trabalho possui, sem deixar de lado todo o amor, companheirismo e fidelidade que ele tem com seus tutores. Veja as principais curiosidades sobre esse cãozinho pastoreio.
Origem
O nome da raça já diz muito sobre sua origem. O Boiadeiro Australiano tem origem na própria Austrália e é considerada uma raça jovem, nascida no século 19. O “Heeler”, do seu apelido, significa “calcanhista”, já que um dos talentos desses cãezinhos, além de pastoreio, é morder o calcanhar do gado sem machucá-los.
Passo a passo para cuidar dessa raça
O Boiadeiro é um cão rústico e isso faz com que ele seja forte e saudável, desde que mantenha uma rotina de atividades físicas e cuidados básicos.
Três doenças podem acometer a raça e tem origem genética,a luxação patelar, que consiste no deslocamento da articulação do joelho do animal causando dor e dificuldade na locomoção (o tratamento depende da gravidade e deve ser acompanhado de perto por um profissional), a atrofia progressiva da retina, que pode levar o cão à cegueira, e a surdez congênita.
Todas essas condições podem ou não aparecer em seu animal, por isso procure sempre canis de confiança onde você tenha certeza que as ninhadas sejam criadas com cuidado e com saúde. Testes genéticos podem prevenir a maioria destes problemas.
- Mantê-lo sempre alimentado é a regra de ouro.
- Dar banho 3 ou 4 vezes por semana (tome cuidado para secar bem ele após o banho para evitar que ele pegue uma gripe).
- Visitas regulares ao veterinário para avaliar possíveis problemas cardíacos.
- Manter sempre um tempo para passear
- Interagir com ele para não causar depressão no animal
- Ensinar truques
Esperamos que seu Blue Heeler seja o mais bem tratado pois essa raça em especial é extremamente amorosa e sempre vai fazer de tudo para ver seu dono alegre, por ser um cachorro extremamente inteligente uma boa maneira de mantê-lo ativo é ensinar pequenos truques a ele.
Cachorro Blue Heeler e muito mais!
Se você gostou de conhecer um pouco sobre o Cachorro Blue Heeler e quer continuar aprendendo sobre diversas raças com nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Cachorro grande.