Hoje vamos conhecer diferentes animais vertebrados, preparado?
Pertencentes ao reino Animália e filo Chordata, os animais vertebrados são os seres vivos que têm o organismo mais avançado do planeta. Seu número é inferior ao grupo de animais invertebrados, chegando a aproximadamente 50000 espécies.
10 Animais Vertebrados
Os vertebrados têm como característica principal a medula espinhal e a coluna vertebral, que é formada por vértebras. Esses animais possuem músculos e esqueleto, fazendo com que realizem movimentos mais complexos que os invertebrados.
Peixe-espada – Animais Vertebrados
Com o nome cientifico de Xiphias gladius, o peixe-espada é uma espécie de grandes dimensões e barbatanas espinhosas que habita os mares tropicais, entre os 200 e os 800 metros de profundidade, podendo ascender de noite à superfície.
Também conhecido como imperador, o peixe espada pesa em média 115 kg, sendo sua alimentação baseada em grandes moluscos e outros peixes. São animais agressivos e perseguem grupos de cavalas e de agulhas.
A principal característica física desse animal é a fusão e prolongação dos ossos que formam a sua mandíbula superior, o que dá a aparência de uma espada. Além disso, os peixes-espada adultos não têm dentes e quando a fêmea dá a luz, nascem cerca de 50 até 100 filhotes.
A diferença dos gêneros se dá pela cauda, enquanto a espada fêmea tem a cauda assemelhando-se a um leque, o macho a possui em forma de espada.
Vídeo sobre o peixe-espada
Confira esse vídeo de um cardume de peixe-espada:
Cavalo-marinho – Animais Vertebrados
Peixe ósseo, como as sardinhas e os bagres, é considerado um animal exótico e pertence ao gênero Hippocampus.
Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Em todos os oceanos existem trinta e duas espécies de cavalos-marinhos. Algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas e com corais. Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas.
O Cavalo-marinho geralmente é encontrado em mares de locais tropicais e em áreas rasas e protegidas, como os recifes de corais. As espécies estão espalhadas nos mares do mundo, no Brasil, por exemplo, são encontradas duas espécies: o Hippocampus erectus e oHippocampus reidi.
Vídeo sobre o cavalo-marinho
Confira o vídeo sobre o cavalo-marinho:
Iguana – 10 Animais Vertebrados
Iguanas (Iguana iguana) são lagartos da Ordem Squamata, pertencentes à família Iguanidae.
A distribuição de Iguanidae inclui as Américas, a maioria das ilhas oceânicas associadas ao continente, Madagascar e as ilhas do centro-oeste do Pacífico. Lagartos dessa família possuem escamas da cabeça usualmente numerosas e a maioria irregulares, e a língua é carnosa. Ocupam uma grande diversidade de habitats e micro-habitats, vivendo em árvores, sobre rochas, no chão, e próximo a cursos d’água.
A espécie Iguana iguana é popularmente conhecida em muitas regiões do Brasil como lagartos verdes e são encontrados em todos os biomas. Estes lagartos podem atingir até 1,80 metros de comprimento e pesar até seis quilos quando adultos.
Vídeo sobre a iguana
Confira esse vídeo com informações sobre a iguana:
Serpente – Animais Vertebrados
Animais de sangue frio, as serpentes são répteis pertencentes à ordem Squamata (animais que possuem escamas), sendo conhecidas popularmente como cobras.
Deduz-se que as serpentes evoluíram a partir de lagartos que se enterravam no solo, e que o seu corpo alongado e desprovido de patas seria apenas uma adaptação a esse modo de vida.
Uma característica muito interessante da serpente é a capacidade que ela tem de abrir a mandíbula para ingerir presas muito maiores do que ela mesma. Isso se deve à mobilidade que esses animais apresentam na mandíbula, que, em virtude de uma dupla articulação entre o crânio, a mandíbula e um osso chamado quadrado, proporciona a eles uma abertura bucal maior que 1500.
Vídeo sobre a serpente
Confira esse vídeo sobre a serpente:
Sapo – Animais Vertebrados
Os sapos são pequenos animais anfíbios pertencentes à Ordem Anura.
A ordem dos Anuros abrange mais 5000 espécies de sapos, rãs e pererecas. Os sapos pertencem à família Bufonidae, com cerca de 454 espécies. No Brasil, grande parte das espécies é encontrada na Mata Atlântica e na Amazônia.
A vida dos sapos é intimamente relacionada com a água. A água é fundamental para sua reprodução e a umidade garante a respiração cutânea.
A pele dos sapos é seca, glandular e vascularizada. Não possuem nenhum tipo de pelos ou escamas.
A pele fina permite as trocas gasosas, respiração cutânea. Essa condição também impõe que os sapos habitem ambientes úmidos e sombreados. A exposição aos raios solares pode provocar o ressecamento da pele. Por isso, muitos sapos são ativos apenas durante a noite.
Vídeo sobre o sapo
Confira o vídeo sobre essa espécie de animais vertebrados:
Salamandra – Animais Vertebrados
Salamandras abrangem cerca de 500 espécies de anfíbios. Eles normalmente têm corpos delgados, pernas curtas e caudas longas. Normalmente são encontrados em habitats húmidos ou áridas no hemisfério norte, a maioria das salamandras são pequenas, embora duas espécies atingir até 5 metros de comprimento.
Eles vivem dentro ou perto da água, ou encontrar abrigo em solo úmido e são normalmente encontrados em riachos, córregos, lagos e outros locais úmidos, como debaixo de pedras. Algumas espécies são aquáticas ao longo da vida, outros levam para a água periodicamente, e alguns são completamente terrestre quando adultos.
Salamandras são capazes de regenerar membros perdidos dentro de algumas semanas, incluindo caudas e dedos dos pés, o que lhes permite sobreviver a ataques de predadores.
Vídeo sobre a salamandra
Confira esse vídeo sobre a salamandra:
Beija-flor – Animais Vertebrados
Os beija-flores são pequenas e coloridas aves pertencentes à família Trochilidae, para qual já foram descritas cerca de 330 espécies.
Eles existem apenas nas Américas, onde podem ser encontrados nos mais diversos ambientes, onde ocorrem do extremo da América do Sul até o Alasca, sendo mais abundantes nas regiões próximas ao Equador.
Os beija-flores possuem um bico fino e comprido e uma língua bifurcada com a qual se alimentam do néctar no interior das flores. Embora sejam tão pequenos, podem comer uma quantidade de néctar cerca de duas vezes maior do que o peso de seu próprio corpo. Muitas espécies também comem pequenos insetos e outros invertebrados.
Vídeo sobre o beija-flor
Confira o vídeo sobre essa ave:
Pinguim – Animais Vertebrados
Os pinguins são aves marinhas que não voam e que podem ser encontradas na Antártida, Nova Zelândia, sul da África, Austrália e América do Sul.
Bons caçadores, os pinguins se alimentam de crustáceos, moluscos, peixes e pequenos animais marinhos. Todas as espécies possuem o peito branco com as costas e a cabeça na cor preta. Nas patas dos pinguins, podemos encontrar quatro dedos unidos por uma membrana, o que ajuda muito durante a natação do animal. Por serem aves, esses animais possuem penas, mas elas são mais curtas e ocorrem em maior número do que nas outras aves. Esses animais mudam as penas duas vezes ao ano, e durante essa muda eles não entram na água.
Vídeo sobre o pinguim
Confira o vídeo sobre o pinguim:
Gato – Animais Vertebrados
O gato é um mamífero carnívoro e quadrúpede pertencente à família Felidae e à ordem carnívora. É um animal doméstico apreciado por caçar ratos e ratazanas.
Este animal possui unhas retráteis, ouvidos e olfação bem aguçados, uma notável visão noturna e um corpo flexível, musculoso e compacto. Além disso trata-se de um animal com boa memória e com capacidade de aprender por meio da observação e da experiência.
O corpo do gato doméstico é bastante flexível, seu esqueleto está formado por 230 ossos (o esqueleto humano, embora muito maior, tem apenas 206 ossos), sua pélvis e ombros estão ligados à coluna vertebral com muito mais folga do que em outros quadrúpedes. A grande habilidade que o gato possui para pular se deve à desenvolvida musculatura. O rabo o auxilia na estabilidade quando salta ou cai.
Vídeo sobre o gato
Confira essa compilação de vídeos engraçados de gatos:
Cavalo – Animais Vertebrados
O cavalo pertence ao grupo dos equinos, nesta mesma classificação encontramos as zebras, o pônei e o burro.
Os cavalos vieram de um longo processo de domesticação que acredita-se ter iniciado há 5,5 mil anos. Desde então existem mais de 100 raças de cavalos diferentes em todo o mundo e cada raça tem sua aptidão, sendo utilizada em diferentes modalidades esportivas ou para lazer.
Os cavalos são animais herbívoros, porém não são ruminantes como as vacas, possuindo apenas um estômago (monogástrico). Outra diferença entre eles é que enquanto a primeira possui couro, o segundo possui uma pele rica em receptores de sensibilidade e por isso conseguem sentir o leve pousar de uma mosca que como reação irá promover movimentações na pele. A média do peso de um cavalo varia de 350 a 500 kg.
Vídeo sobre o cavalo
Confira esse vídeo sobre o cavalo:
Fim do post sobre animais vertebrados
Chegamos ao fim de mais um post, pessoal. Espero que tenham gostado!
Não esqueçam de conferir outros posts sobre animais no blog.
Até a próxima! o/