10 Animais da Mata Atlântica

0 127

Oi leitores, trazemos uma lista super esperta de animais da Mata Atlântica. Espero que curtam mais essa lista de animais do Demonstre!

             10 Animais da Mata Atlântica

Consagrada com diversa fauna e flora, incluindo espécies endêmicas (somente se desenvolvem nesse local) a Mata Atlântica é considerada uma das regiões mais ricas em biodiversidade do planeta.

Confira a seguir 10 exemplos de Animais da Mata Atlântica:

Onça Pintada – 10 Animais da Mata Atlântica

A onça é um felino carnívoro que tem grande poder de caça.

Ela pode comer mais de 2,5 kg de carne por dia, chega a medir 90 centímetros de altura, 2,10 metros de comprimento e seu peso varia, chegando a 150 kg. Vive em meio as margens de rios para caçar antas, gado de fazendas entre outros animais de grande porte. É um animal muito forte e veloz, e sua expectativa de vida varia entre 10 e 20 anos.

Vídeo sobre a onça pintada

Confira o vídeo sobre esse animal:

Arara Azul – Animais da Mata Atlântica

A Arara Azul é a maior da família das araras.

Pode chegar a medir de 100 a 120 centímetros. Alimentam-se de frutas, nozes, folhas e sementes, e tem um bico forte para quebrar cascas de coco, por exemplo. Vivem em bando de 10 a 30 aves e quando acasalam, mantém o mesmo parceiro por toda a vida.

Vídeo sobre a arara azul

Confira o vídeo sobre esse animal:

Mico-leão-dourado – Animais da Mata Atlântica

O Mico-leão é um mamífero pertencente aos primatas.

Seu peso não chega a 1 kg e mede cerca de 30 centímetros, mas seu rabo pode medir até 40 centímetros. Quando em cativeiro, pode atingir somente 15 anos de idade. Tem o costume de viver em grupos de no máximo sete animais, em áreas de 60 hectares, porém esses animais já foram encontrados sozinhos e em áreas bem pequenas, por consequências da perda de seu habitat.

Vídeo sobre o mico-leão-dourado

Confira o vídeo sobre essa espécie:

Tamanduá-bandeira – Animais da Mata Atlântica

Conhecido também como “papa-formigas”, o Tamanduá é um mamífero solitário e cauteloso.

Capaz de ingerir 30.000 insetos por dia, esse animal tem garras fortes capazes de cavar formigueiros e cupinzeiros, os quais coloca seu focinho e leva os insetos à boca pela língua. Seu pelo é espesso e inflamável, por conta disso está em extinção pelas diversas queimadas em seu habitat.

Vídeo sobre o tamanduá-bandeira

Confira o vídeo sobre essa espécie de animais da mata atlântica:

Tatu-canastra – Animais da Mata Atlântica

Esse é um dos maiores tatus existentes, chegam a medir aproximadamente 1,5 metros.

animais da mata atlântica_6

Quase não tem pelos, pois seu corpo é coberto por uma carapaça com bordas amareladas. Suas garras o protegem mais que seu próprio corpo. Elas podem medir 20 centímetros e, além de servirem como defesa dos predadores, ajudam a cavar cupinzeiros, para a alimentação.

Vídeo sobre o tatu-canastra

Confira o vídeo sobre esse animal:

Jaguatirica – Animais da Mata Atlântica

Conhecida como gato-do-mato, a Jaguatirica é um animal carnívoro e considerado um dos maiores felinos do mundo, com comprimento de 1,40 centímetros.

Sua expectativa de vida é de, no máximo, 20 anos. Possui hábitos noturnos e se alimenta de animais menores como aves e macacos. Utilizam suas grandes unhas no momento da caça, as quais são afiadas em cascas de árvores. Sua fêmea sempre expulsa o macho após o acasalamento e os filhotes já nascem com cerca de 90 kg. Apesar de sua caça ser proibida, a Jaguatirica está em extinção pelo uso de sua pele.

Vídeo sobre a jaguatirica

Confira o vídeo sobre esse animal:

Araçari-banana – Animais da Mata Atlântica

Presente em florestas de regiões montanhosas na Mata Atlântica, o araçari-banana vive em grupos de seis a sete indivíduos.

Apesar de predar filhotes e ovos de aves, a espécie é uma grande dispersora de sementes. Por conta disso, colabora com o plantio de árvores frutíferas produtoras dos alimentos que, mais tarde, irão compor a dieta dos mesmos pássaros que tiveram seus ninhos assaltados.

Vídeo sobre o araçari-banana

Confira o vídeo sobre esse animal:

Caninana – Animais da Mata Atlântica

A caninana é uma serpente não peçonhenta muito agressiva.

Quando se sente ameaçada, infla o pescoço, arma o bote e prepara-se para atacar. Alimenta-se de roedores e pequenas aves, o que lhe rendeu seu outro nome: papa-pinto.

Vídeo sobre a caninana

Confira o vídeo sobre essa serpente:

Irara – Animais da Mata Atlântica

Um dos predadores de médio porte mais abundantes no Brasil, a irara é encontrada na Amazônia, Pantanal, Cerrado, Pampas e Mata Atlântica.

1310-6647898-9088444-7519999

Com uma alimentação variada – que inclui pequenos vertebrados, insetos, frutos e mel – e uma agilidade que a permite procurar por comida tanto nas copas das árvores como no chão, esse membro da família das lontras consegue se adaptar a diferentes ambientes.

Vídeo sobre a irara

Confira o vídeo sobre esse animal:

Quati – Animais da Mata Atlântica

Os quatis vivem em grupos de até 40 indivíduos.

162-6015868-7794420-6182848

Quando estão no solo, deixam as caudas eretas para que cada animal saiba onde estão seus companheiros. Ao sinal de qualquer ameaça sobem nas árvores com rapidez, até que o perigo tenha passado.

Vídeo sobre o quati

Confira o vídeo sobre esse animal:

                 Fim do post sobre animais da Mata Atlântica

Chegamos ao fim de mais uma lista! Espero que tenham gostado.

Você também pode gostar de:

https://demonstre.com/animais-da-amazonia/
Deixe um comentário