Oi pessoal, o post a lista de animais de hoje é 10 Animais Ovovivíparos. Espero que gostem de mais essa lista de animais do Demonstre!
10 Animais Ovovivíparos
Os animais ovovivíparos são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro de ovos que se desenvolvem dentro do corpo materno. Nos ovovivíparos o embrião se alimenta a partir das reservas nutritivas do ovo e não do corpo materno.
Confira na lista a seguir 10 exemplos de animais ovovivíparos:
Animais ovovivíparos – Tubarão
A maioria dos peixes gera uma grande quantidade de ovos pequenos que eles depositam em lugares considerados seguros para seus filhotes, à espera que o macho os fecunde liberando os seus espermatozoides sobre eles.
Mas esta técnica é pouco eficaz, pois a maioria dos ovos morre em pouco tempo e as larvas recém-nascidas têm uma taxa de sobrevivência muito baixa devido aos predadores e às condições ambientais.
Por isso alguns tubarões optaram por uma forma mais inteligente de reprodução: a ovoviviparidade. Como nos animais vivíparos, os ovos se fecundam internamente e ficam bem protegidos no interior das fêmeas, que os nutrem através de uma placenta igual à dos mamíferos.
Animais Ovovivíparos – Serpentes ovovivíparas
Como os tubarões, as serpentes também contam com os três modos de gestação e nascimento (oviparismo, viviparismo, ovoviviparismo).
A serpente aveludada, por exemplo, é vivípara. Os filhotes deste exemplar tão venenoso nascem vivos da mãe, que pode parir uma média de 30 filhotes depois de uma gravidez que dura entre 180 e 240 dias. Mas quando nascem, a fêmea não cuida dos bebês: desde o primeiro dia de sua vida a serpente aveludada dedica-se a caçar.
Animais Ovovivíparos – Cobra-coral
A serpente coral, outra espécie extremamente venenosa, é uma serpente ovípara.
A mãe põe os ovos em um lugar que considera adequado e espera que quebrem em plena natureza, com todos os riscos que isso implica.
Vídeo sobre a coral
Confira o vídeo sobre esse animal:
Linda, não é mesmo?
Animais Ovovivíparos – Jibóia
A jiboia-constritora, uma das maiores serpentes do mundo (pode chegar a pesar 30 quilos e medir até 4 metros) é ovovivípara.
No interior, a mãe guarda os ovos por 7 meses e pode parir até 25 filhotes.
Vídeo sobre a jibóia
Confira o vídeo sobre esse animal:
Animais Ovovivíparos – Anaconda
Se falarmos de quais são as maiores serpentes ovovivíparas do mundo, o número 1 vai para a anaconda.
Com até 200 quilos de peso e 12 metros de comprimento, a também conhecida como Sucuri mantém uma gestação dos ovos durante 6 meses e pode chegar a atingir os 50 bebês.
Vídeo sobre a anaconda
Confira o vídeo sobre esse animal:
Uma criatura bela e assustadora, sem duvidas.
Animais Ovovivíparos – Sapo do Suriname
O sapo de Suriname, por último, é uma espécie extremamente estranha de anfíbio, não só porque é ovovivíparo, mas porque possui um aspecto liso e cinza.
E não acaba aí a sua estranheza. Ao contrário dos restantes animais ovovivíparos, este anfíbio não leva os ovos no seu interior, mas cria uma camada de pele secundária transparente nas costas para depositá-los e levá-los a salvo para todos os lados. Em suas costas pode carregar entre 60 e 100 filhotes!
Vídeo sobre o sapo-do-suriname
Confira o vídeo sobre esse animal:
Realmente extraordinário.
Animais Ovovivíparos – Mosca tachinidae
Também não são todas as moscas que botam ovos.
Algumas das espécies deste inseto tão comum e incômodo são ovovivíparos (as larvas não veem a luz até eclodir), como a mosca tachinidae, insetos um pouco maiores que as moscas domésticas e que habitam todo o planeta.
Vídeo sobre a mosca tachinidae
Confira o vídeo sobre esse animal:
Pode ser agoniante ver elas de perto, não é mesmo?
Animais Ovovivíparos – Cavalo-marinho
Muitos biólogos não consideram o cavalo-marinho como ovovivíparo, uma vez que os ovos são carregados na bolsa e não dentro do corpo da fêmea, assim ele seria um ovíparo que cuida dos ovos.
Os cavalos-marinhos machos possuem uma dobra de pele, como uma bolsa, onde as fêmeas depositam os óvulos. Em seguida os espermatozoides são lançados por cima e ocorre a fecundação. Desse modo são os machos que carregam os ovos na bolsa até que os bebês se desenvolvam, são eles que ficam “grávidos”.
Vídeo sobre o cavalo-marinho
Confira o vídeo sobre o animal
Um dos mais belos animais, sem duvidas.
Animais Ovovivíparos – Lagartos
Embora muitos sejam ovíparos, algumas espécies de lagarto também carregam os ovos dentro do corpo materno.
Ao completar o desenvolvimento, as fêmeas dão à luz bebês semelhantes aos pais.
Vídeo sobre os lagartos
Confira o vídeo sobre esses animais:
Eles podem ser fascinantes.
Animais Ovovivíparos – Raia
Muitas raias são ovovivíparos.
Isso significa que a fecundação é interna e os ovos produzidos permanecem dentro do corpo da mãe. São os ovos que garantem a alimentação dos embriões através do saco vitelínico, que contém uma grande reserva nutritiva.
Os embriões saem do ovo e permanecem dentro do corpo materno completando o desenvolvimento. Para tal, eles permanecem ligados ao saco vitelínico recebendo nutrição. Existem situações em que alguns embriões comem o saco vitelínico dos outros e até mesmo outros embriões, um exemplo de canibalismo.
Vídeo sobre a raia
Confira o vídeo sobre a raia:
Belas e muito perigosas.
Fim do post sobre animais ovovivíparos
Chegamos ao fim de mais uma lista! Espero que tenham gostado dessa lista de animais do Demonstre.
Não deixem de curtir a página do Demonstre no facebook e a página do Demonstre no Youtube!
Não esqueçam de conferir outros posts e de deixar comentários e sugestões aqui no blog!
Vocês também podem gostar de: 10 Brincadeiras Animais.