10 Animais Ameaçados de Extinção

0 104

Oi leitores, este post é uma super lista de 10 animais ameaçados de extinção. Espero que gostem e compartilhem! Vamos começar a conhecer esses animais?

           10 Animais Ameaçados de Extinção

Atualmente, várias espécies encontram-se ameaçadas de extinção. Isso quer dizer que, se medidas eficazes de proteção não forem implementadas, essas espécies poderão desaparecer completamente do globo. Confira agora uma lista com 10 animais ameaçados de extinção:

Animais ameaçados de Extinção – Baleia-franca-do-atlântico-norte

Ela pode atingir mais de 70 toneladas e medir mais de 18 m.

Porém não resistiu ao auge da caça de baleias no século 19, além de acidentes com navios, enroscos em aparatos de pesca e mudança climática. Com baixa taxa de natalidade e uma população minúscula, cada morte dessa espécie empurra-a rumo à extinção.

Animais Ameaçados de Extinção – Kouprey

O kouprey é uma espécie de boi selvagem que sobrevive apenas nas selvas do norte do Camboja e possui um corpo alto e estreito.

A ameaça à sua existência se deve à caça para o comércio de chifres e crânio – que são vendidos a preços muito altos no mercado negro oriental – e à perda de habitat durante as guerras e conflitos na Indochina. Segundo a ONG IUCN Red List, há definitivamente menos de 350 indivíduos da espécie, e as chances  de o número não ultrapassar 50 são grandes.

Vídeo sobre o kouprey

Confira o vídeo sobre esse animal ameaçado de extinção:

Animais Ameaçados de Extinção – Tigre-do-sul-da-china

Em 1950, existiam cerca de 4 mil exemplares desse tigre no mundo. Atualmente, uma projeção otimista coloca esse número como 80, sendo que desde 197

0 nenhum deles foi avistado na natureza. O massacre aconteceu em 1959, quando o governo chinês declarou o animal como praga e encorajou a caça. Foi só em 1977 que o governo voltou atrás e passou a proteger a subespécie.

Animais Ameaçados de Extinção – Águia-real

Apesar de existirem várias espécies de águia, a águia-real, é a que nos vem à cabeça quando nos perguntam: se pudesse ser uma ave, qual gostaria de ser? É muito popular, sendo já parte no nosso imaginário coletivo.

Animais Ameaçados de Extinção - Águia-real 

O seu lar é quase todo o planeta Terra, mas é muito avistada voando pelos ares do Japão, África, América do Norte e Grã-Bretanha. Lamentavelmente na Europa, devido à redução da sua população, é muito difícil observar este animal. A águia-real tem visto o seu habitat natural ser destruído devido ao constante desenvolvimento e constante desflorestação, razão pela qual, cada vez existem menos e fazerem parte da lista dos 10 animais em maior perigo de extinção no mundo.

Vídeo sobre a Águia-real

Confira o vídeo sobre esse animal ameaçado de extinção:

Animais Ameaçados de Extinção – Mico-leão-dourado

A espécie vive cerca de 16 anos e tem hábitos diurnos.

Alimenta-se principalmente de frutas, animais invertebrados e pequenos vertebrados. O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) habita o Rio de Janeiro e leva esse nome devido sua pelagem dourada, que está disposta na sua cabeça em forma de juba. Habita o Sudeste do Brasil.

Vídeo sobre o mico-leão-dourado

Confira o vídeo desse animal ameaçado de extinção:

Animais Ameaçados de Extinção – Muriqui-do-norte

Endêmico da Mata Atlântica, o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) é o maior primata das Américas, podendo chegar até 15kg.

A espécie é classificada como “criticamente em perigo”, o que significa que enfrenta risco extremamente elevado de extinção na natureza. Atualmente, são identificados apenas mil indivíduos que vivem todos no Brasil, sendo a maioria localizada em Minas Gerais. Curiosamente, os animais vivem em grupos e tem o hábito de se abraçarem.

Vídeo sobre o muriqui-do-norte

Confira o vídeo desse animal ameaçado de extinção:

Animais Ameaçados de Extinção – Tamanduá-bandeira

Encontrado em todos os biomas brasileiros, o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) se alimenta principalmente de pequenos insetos.

A espécie não tem dentes, o que o torna uma exceção entre os mamíferos. A captura dos seus alimentos é com sua língua comprida e também grudenta. Seu risco de extinção está ligado à perda de habitat natural

Vídeo sobre o tamanduá-bandeira

Confira o vídeo sobre esse animal ameaçado de extinção:

Animais Ameaçados de Extinção – Rinoceronte-branco-do-norte

Com a morte de Sudan, o último macho da subespécie, em março de 2018, restaram duas fêmeas, que estão em semicativeiro com segurança 24h.

A última esperança é que as tentativas de fertilização in vitro deem certo. Originários de várias partes da África, os rinocerontes-brancos-do-norte quase sumiram do mapa por causa da caça ilegal pelos seus chifres, que valem fortunas no mercado negro oriental porque supostamente curam doenças.

Vídeo sobre o rinoceronte-branco-do norte

Confira o vídeo desse animal ameaçado de extinção:

Animais Ameaçados de Extinção – Urso polar

A esta espécie calhou sofrer todas as consequências das mudanças climáticas. Já se pode dizer que o urso polar está derretendo juntamente com o seu ambiente.

urso-polar-7367291-4408155-4290927

O seu habitat é o ártico e dependem da manutenção las calotes polares para viver e se alimentarem. Desde o ano de 2008, os ursos foram as primeiras espécies de vertebrados enumerados na Lei de Espécies em Perigo de Extinção dos Estados Unidos.

O urso polar é uma animal bonito e fascinante. Entre muitas das suas características estão as suas habilidades como caçadores e nadadores naturais que podem navegar sem parar por mais de uma semana. Um dado interessante é que são invisíveis às câmeras de infra-vermelhos, apenas o nariz, olhos e bafo são visíveis à câmera.

Vídeo sobre o urso polar

Confira o vídeo sobre esse animal ameaçado de extinção:

Animais Ameaçados de Extinção – Borboleta-monarca

A borboleta-monarca é outro caso de beleza e magia que voa pelos ares.

Animais Ameaçados de Extinção - Borboleta-monarca

São especiais entre todas as borboletas porque são as únicas que realizam a famosa “migração monarca”. Conhecida mundialmente com uma das migrações mais amplas de todo o reino animal. Todos os anos, quatro gerações de crias de monarcas voam juntas mais de 4800 quilômetros, desde a Nova Escócia até aos bosques do México onde invernam. Bota viajante nisso!

Durante os últimos vinte anos a população monarca diminuiu 90%. A planta de serralha que tanto lhes serve de alimento como de ninho, está sendo destruída devido ao aumento dos cultivos agrícolas e ao uso descontrolado de pesticidas químicos.

Vídeo sobre a borboleta-monarca

Confira o vídeo sobre esse animal ameaçado de extinção:

 Fim do post sobre Ameaçados de Extinção

Chegamos ao fim de mais um post, espero que tenham gostado pessoal

Não deixem de curtir a página do Demonstre no facebook e a página do Demonstre no Youtube!

Até mais!

Vocês também podem gostar de:

https://demonstre.com/animais-pre-historicos/

 

Deixe um comentário